Sarau do Rio ocorre neste domingo em edição que marca um ano da enchente histórica

A primeira edição de 2025 do Sarau do Rio já tem data para acontecer: será no próximo domingo, 4 de maio, a partir das 15h. E, desta vez, o evento vem carregado de ainda mais significado, marcando um ano da enchente que inundou o centro histórico e colocou o Museu do Rio dois metros abaixo d’água.

“A próxima edição do Sarau traz uma alegria diferente. Carregada de significados. Estaremos aqui do ladinho do rio, um ano após a enchente, dessa vez celebrando a vida, os encontros, a música, os abraços e os braços abertos pra receber o público que tanto curte este evento”, afirma Klau Brentano, representante da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), organizadora do evento.

Sarau do Rio ocorre no Museu do Rio, em São Leopoldo



Sarau do Rio ocorre no Museu do Rio, em São Leopoldo

Foto: Giovani Paim/Divulgação

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

“O Sarau tem essa energia de proximidade com as pessoas e a cidade, de encontros, de cultura e lazer pra todos. Na edição do dia 4 de maio, um ano após a enchente, esperamos um público que vai curtir muito essa celebração de vida e de resiliência. Sairemos todos, público, artistas, expositores, trabalhadores, muito felizes e com a energia renovada”, estima Klau, que também é arte-educadora.

O evento ocorre junto ao Museu do Rio e na Rua da Praia, em São Leopoldo. 

Shows, teatro e intervenções artísticas

Além de shows de diversos artistas no palco principal, o Sarau oferece uma programação paralela repleta de poesia, teatro e intervenções artísticas que ocupam diferentes pontos do evento. Haverá tributo a Lupicínio Rodrigues, performances cênicas com Ambizela, Carmen Lima e a Fada das Bolhas, além do espetáculo infantil “A Mala Mágica”, com o grupo Teatro Geração Bugiganga.

O artista Feu Cardoso apresenta seus quadros feitos utilizando a lama do Rio dos Sinos como matéria-prima, retratando rostos de pessoas diretamente atingidas pelas enchentes que assolaram a região.

LEIA TAMBÉM: Sesc São Leopoldo promove Brique São Léo nesta quinta-feira

No Terreno Cultural, diversas atrações, como a Oficina de arte “Pingente Borboleta”, com Klau Brentano. Há também a Feira Criativa do Sarau do Rio, onde expositores independentes ocupam o espaço com peças autorais, sustentáveis e cheias de identidade.

O evento é pet friendly e conta com estrutura de gastronomia variada em food trucks espalhados pela Rua da Praia, oferecendo delícias e bebidas para todos os gostos.

“Reencontro da comunidade com o Rio dos Sinos”

O Sarau do Rio reúne, periodicamente, apresentações musicais, mostras de arte, oficinas infantis e literárias, expositores de economia criativa e solidária e gastronomia. “São Leopoldo é uma cidade que nasceu na beira de um rio e, com o passar do tempo, virou às costas para ele. O Sarau marca o reencontro da comunidade com o Rio dos Sinos. E a gente sente um clima de felicidade nas pessoas. É a comunidade se aproximando dela mesmo e do rio. O Sarau é um alimento para a alma”, afirma José Carlos Ferreira Júnior, um dos organizadores do projeto.

CONFIRA: Parque do Trabalhador terá programação especial no dia 1º de Maio

O evento é uma promoção da Associação Leopoldense de Esporte e Cultura (ALEC), através das leis federal e estadual de incentivo à cultura, conta com o patrocínio master da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – Sulgás, patrocínio da Unimed Vale do Sinos e Ferramentas Gedore do Brasil, copatrocínio da Unique Rubber e Superlegal Brinquedos, apoio da Prefeitura de São Leopoldo, financiamento do Pró-Cultura LIC/RS e realização da ALEC, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.


  • Sarau do Rio ocorre no Museu do Rio, em São Leopoldo

    Foto:
    Giovani Paim/Divulgação


  • Shana Müller é uma das atrações do Sarau do Rio

    Foto:
    Divulgação

Confira a programação

PALCO PRINCIPAL
15h – Banda de Quinta
15h45 – Rocka Rolla
16h30 – Artur de Mari e Banda
17h15 – Mandando Lenha – Tributo a Bebeto Alves
18h – DJ Renato Rocha
18h30 – Chimarruts
20h – Ju Koteck e Banda
20h45 – Shana Müller

DEMAIS ATRAÇÕES
15h20 – Tributo a Lupicínio Rodrigues
16h – Intervenção cênica com Ambizela
16h30 – Intervenção cênico-literária com Carmen Lima
17h – Intervenção cênica com a Fada das Bolhas
17h30 – Espetáculo A Mala Mágica – Teatro Geração Bugiganga

– Feira Criativa com expositores
– Exposição do artista Feu Cardoso
– Oficina de arte “Pingente Borboleta”, com Klau Brentano

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.