Setor de eventos de cultura e entretenimento reforça importância do Perse e promove diálogo com parlamentares

Screenshot 20250429 114456 Chrome Setor de eventos de cultura e entretenimento reforça importância do Perse e promove diálogo com parlamentares

No plenário da Câmara dos Deputados será apresentado um estudo elaborado pela Tendências Consultoria (Reprodução/Câmara dos Deputados)

O setor de eventos de cultura e entretenimento, um dos principais motores da economia brasileira, se mobiliza mais uma vez em defesa de seu crescimento e fortalecimento. No dia 7 de maio, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) em conjunto com outras entidades do segmento de eventos e turismo realizam a “Missão Brasília 2025”, uma agenda estratégica de encontros com parlamentares e apresentação dos avanços conquistados pelo Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), marco fundamental para a recuperação segmento, o mais afetado pelas paralisações provocadas pela pandemia.

A programação abrange as seguintes etapas: concentração dos participantes no Congresso Nacional a partir das 11 horas; visitas aos gabinetes de parlamentares, entre 13 e 14h30, reforçando a importância do setor de eventos para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Às 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, será realizada a apresentação oficial dos avanços promovidos pelo Perse, resultado de um estudo elaborado pela Tendências Consultoria.

A noite será marcada por um jantar de confraternização seguido de um show com o cantor Leonardo, às 19h30, no Millennium Convention Center (Clube ASCADE, Brasília – DF). A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

Além da Abrape, a missão conta com a participação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), Frente Parlamentar de Defesa da Cultura e Economia Criativa e de entidades como a Resorts Brasil, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FHB) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat). O objetivo é conscientizar os profissionais do segmento, parlamentares e agentes públicos sobre a importância da mobilização setorial e política no desenvolvimento do segmento.

“A Missão Brasília é um movimento estratégico para consolidarmos tudo o que o setor de eventos conquistou nos últimos anos e para construirmos as bases do crescimento futuro. É fundamental mantermos um diálogo próximo com os parlamentares para garantir a continuidade de políticas que já provaram sua eficácia”, salientou o empresário Doreni Caramori Júnior, presidente da Abrape.

Crescimento econômico De acordo com o mais recente Radar Econômico da Abrape, baseado em dados do IBGE, o setor de eventos registrou crescimento de 5,3% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, superando a média do PIB nacional (3,4%) e de setores tradicionais como Indústria (1,6%) e Agropecuária (2,2%). Esse desempenho robusto é resultado direto da efetividade de políticas públicas como o Perse, que garantiram não apenas a sobrevivência, mas a expansão do segmento.

O impacto positivo também se reflete na geração de empregos: em fevereiro de 2025, o estoque de vagas formais no core business do setor estava 66,1% acima dos níveis pré-pandemia, enquanto o hub setorial — que inclui atividades correlatas como turismo, gastronomia e hospedagem — cresceu 25% no número de empregos formais.

O consumo no setor acompanhou o ritmo de expansão. Em fevereiro de 2025, o faturamento chegou a R$ 11,45 bilhões, o maior já registrado na série histórica. No acumulado de janeiro e fevereiro, o volume movimentado foi de R$ 22,8 bilhões, representando alta de 3,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.