Dubai é o primeiro destino certificado para o autismo no hemisfério oriental

H.E Issam Kazim CEO of DCTCM and Myron Pincomb IBCCES Board Chairman and CEO 1 scaled Dubai é o primeiro destino certificado para o autismo no hemisfério oriental

Issam Kazim, CEO do DCTCM e Myron Pincomb, CEO do IBCCES (Divulgação)

Dubai ganhou oficialmente o reconhecimento como o primeiro Certified Autism Destination no Hemisfério Oriental – uma designação que ressalta um esforço em toda a cidade para tornar a proposta de turismo mais acessível e inclusiva para todos os residentes e visitantes. Esta conquista está alinhada com as principais prioridades da Agenda Econômica de Dubai, a D33, que defende o desenvolvimento de talentos, a inclusão social e a qualidade de vida, bem como o “Ano da Comunidade dos EAU”, que tem o objetivo de criar espaços inclusivos que incentivem a colaboração, um sentimento de pertencimento e experiências compartilhadas.

A certificação foi concedida pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES), reconhecido pela sua experiência em autismo e formação sensorial. As principais iniciativas incluíram programas abrangentes de formação do pessoal, apoio aos visitantes nas atrações, introdução de guias sensoriais e cordões ocultos para deficientes, a fim de garantir uma experiência perfeita e inclusiva para todos. Além disso, cada local certificado foi submetido a uma análise e recebeu guias sensoriais personalizados desenvolvidos pelo IBCCES como parte do processo.

Em pouco mais de dois anos, a cidade alcançou os seguintes marcos:

  • Mais de 70.000 pessoas receberam formação sobre autismo e sensibilização sensorial.
  • Mais de 300 hotéis no âmbito do processo de formação e certificação, garantindo estadias confortáveis e inclusivas para hóspedes com autismo e sensibilidades sensoriais.
  • Mais de 15 atrações obtiveram certificações do IBCCES, para além de praias e parques.

“A designação de Dubai como “Destino Certificado para Autismo” é um momento marcante na nossa jornada de acessibilidade, demonstrando um compromisso coletivo não só para desenvolver consistentemente as infraestruturas, mas também para melhorar as competências e os serviços em toda a cidade”, explica Issam Kazim, Diretor Executivo da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM).

Dubai International (DXB), que em dezembro de 2023 foi reconhecido como o primeiro aeroporto internacional a receber a designação Certified Autism Center, concluiu a expansão do seu programa de formação sobre deficiência oculta e autismo inclusivo. Esta iniciativa equipou 45.000 funcionários – em toda a comunidade aeroportuária, incluindo parceiros e partes interessadas – com as habilidades para melhor apoiar deficiências ocultas, incluindo viajantes autistas.

Adel Al Redha, vice-Presidente e Diretor de Operações da Emirates, afirmou: “A Emirates tem impulsionado o progresso em viagens acessíveis há vários anos, numa missão para tornar a experiência de viagem mais inclusiva. Em abril de 2024, a Emirates recebeu as Designações Certified Autism Center™ para as nossas instalações de Check In em Dubai, incluindo no nosso hub dedicado no Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai.  Um ano depois, somos a primeira companhia aérea certificada em autismo do mundo – com mais de 30.000 tripulantes de cabine e funcionários do aeroporto treinados para apoiar clientes com autismo. Temos a responsabilidade social e profissional de facilitar a viagem dos nossos passageiros autistas”.

Para apoiar ainda mais os esforços de inclusão, todos os locais certificados no Dubai estão a ser apresentados no aplicativo de acessibilidade do IBCCES, que pode ser baixado gratuitamente. É possível encontrar orientações em tempo real sobre destinos certificados, espaços “amigos dos sentidos” e recomendações personalizadas.

Mais informações sobre acessibilidade de viagens no Dubai, visite: visitdubai.com/accessibility 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.