Passado um ano das enchentes no RS, diques ainda não foram totalmente recuperados

A enchente de maio de 2024 causou estragos por vezes imperceptíveis, mas de grande impacto nos sistemas de proteção contra cheias das cidades. Sob responsabilidade dos governos municipais, muitas das obras de recuperação sequer começaram, enquanto outras avançam com recursos municipais.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Dique_Santo_Afonso_Obras_Recuperação | abc+



Dique_Santo_Afonso_Obras_Recuperação

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Buscando agilizar essa etapa de reconstrução, o governo do Estado anunciou nesta semana uma nova forma de financiamento das obras. Com repasses fundo a fundo, a intenção é depositar diretamente os valores do Funrigs, criado através da suspensão de pagamento da dívida do Rio Grande do Sul com o governo federal, diretamente aos fundos municipais de reconstrução.

LEIA MAIS: “Não estamos preparados para enfrentar nova cheia”: Prefeito de cidade gaúcha desabafa sobre situação um ano depois da enchente

De acordo com o governo estadual, uma das principais dificuldades enfrentadas pelos municípios tem sido em relação aos projetos, que precisam ser atualizados. Por isso, embora a gestão dos sistemas seja uma responsabilidade dos governos locais, os prefeitos têm buscado apoio junto ao Piratini.

Avanço em Novo Hamburgo

Autorizada no final governo Fatima Daudt (MDB), e iniciada em janeiro de 2025, a obra de recuperação do dique no bairro Santo Afonso tem avançado dentro do prazo, contrariando a dificuldade de outras cidades. Com 50% de recuperação concluída, a previsão é que a obra seja concluída até julho.

Com custos de R$ 5,38 milhões, serão reestruturados 2,6 quilômetros do sistema de contenção a cheias da cidade. Os recursos para a obra que compreende o trecho entre Casa de Bombas e a Rua Manágua vieram do governo federal. “Estamos acompanhando toda a evolução da obra, importante para garantir a segurança dos moradores do Santo Afonso”, afirma o prefeito Gustavo Fink.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.