Morre Dom Zeno Hastenteufel, bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo

A Diocese de Novo Hamburgo confirmou, na madrugada desta quarta-feira (30), o falecimento de Dom Zeno Hastenteufel, bispo emérito da diocese. Ele estava internado no Hospital Nora Teixeira, no Complexo Santa Casa, em Porto Alegre.

Dom Zeno | abc+



Dom Zeno

Foto: Gabriel Machado/Catedral Basílica São Luiz Gonzaga

Seu falecimento ocorreu por volta da 0h30 por complicações decorrentes de uma cirurgia realizada recentemente.

Dom Zeno tinha 78 anos e dedicou mais de cinco décadas à vida religiosa, sendo reconhecido pela firme atuação pastoral, formação intelectual e liderança dentro da Igreja Católica no Rio Grande do Sul.

Nascido em 14 de junho de 1946, em Linha Rodrigues da Rosa, no então município de Montenegro, era filho de Olindo e Anna Amélia Hastenteufel. Cursou Filosofia em Viamão e Teologia na PUCRS, sendo ordenado sacerdote em 8 de julho de 1972. Desde então, exerceu diversas funções pastorais e acadêmicas, entre elas a docência na PUCRS e no Seminário Maior de Viamão.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Foi pároco em Porto Alegre, fundador do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) na capital gaúcha e diretor do Instituto de Teologia da PUCRS entre 1988 e 1995. Concluiu mestrado e doutorado em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Em maio de 2007, Dom Zeno em audiência com Papa Bento XVI | abc+



Em maio de 2007, Dom Zeno em audiência com Papa Bento XVI

Foto: Arquivo pessoal

Dom Zeno foi nomeado bispo de Frederico Westphalen em 2001 pelo Papa João Paulo II. Em 2007, foi designado pelo Papa Bento XVI como bispo da Diocese de Novo Hamburgo, onde permaneceu até 2022, quando teve sua renúncia aceita pelo Papa Francisco por atingir o limite de idade de 75 anos. No mesmo ano, recebeu o título de Cidadão de Novo Hamburgo.

Durante seu episcopado, exerceu papéis de liderança no Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo seu presidente entre 2011 e 2015. Também foi autor de obras sobre teologia e história da Igreja.

LEIA TAMBÉM: CONCLAVE: Vaticano divulga data da eleição do novo papa; veja quando começa

Cerimônia de despedida será na Catedral São Luís Gonzaga

A Diocese informou que os trâmites para o velório e sepultamento estão em andamento. Já está definido que toda a cerimônia de despedida ocorrerá na Catedral São Luís Gonzaga, no centro de Novo Hamburgo. Os horários ainda não foram divulgados.

“Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e a luz perpétua o ilumine; descanse em paz. Amém!”, diz o comunicado oficial da Diocese.

Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.