Boeing 787 atinge marca histórica de 1 bilhão de passageiros transportados

787 9 Flying Desert Ocean e1746017452420 Boeing 787 atinge marca histórica de 1 bilhão de passageiros transportados

O modelo é operado em mais de 85 países, conectando passageiros a mais de 520 aeroportos (Divulgação/Boeing)

A Boeing anunciou nesta terça-feira (30) que sua frota global de jatos 787 Dreamliner ultrapassou a marca de 1 bilhão de passageiros transportados, um feito alcançado em menos de 14 anos desde o início das operações comerciais do modelo, em 2011. Segundo a fabricante, o 787 é o avião de fuselagem larga que mais rapidamente atingiu essa marca na história da aviação.

Com mais de 1.175 unidades em operação, a frota do 787 já realizou quase 5 milhões de voos, somando mais de 30 milhões de horas de voo. O modelo é operado em mais de 85 países, conectando passageiros a mais de 520 aeroportos, com destaque para mais de 425 rotas inéditas habilitadas graças à sua autonomia e eficiência.

“Este marco não teria sido possível sem a confiança e a credibilidade de nossos clientes na operação do 787, e somos incrivelmente gratos a cada um deles”, afirmou Scott Stocker, vice-presidente e gerente geral do programa Boeing 787. Ele destacou que a família Dreamliner foi concebida para transformar a aviação, oferecendo versatilidade operacional e economia de combustível.

O desempenho da aeronave é sustentado por uma média diária de mais de 2.100 voos, transportando aproximadamente 480 mil passageiros por dia. Entre os trajetos mais emblemáticos operados pelo modelo estão a rota Londres–Perth, considerada a mais longa do mundo com 7.829 milhas náuticas, e o trecho mais curto, entre Aruba e Curaçao, com apenas 65 milhas náuticas.

A Boeing informou que a família 787 é 25% mais eficiente em consumo de combustível do que os aviões que substitui, devido ao uso de motores de nova geração, materiais compostos leves e design aerodinâmico avançado. A fabricante acumula mais de 2.000 pedidos de 89 clientes em todo o mundo.

Para celebrar o marco, a empresa lançou um vídeo comemorativo e está incentivando passageiros, operadores e funcionários a compartilhar suas experiências com a hashtag #Dreamliner nas redes sociais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.