Em Brasília, Brics discutem papel na nova ordem da segurança global

Os assessores de Segurança Nacional dos Brics se reúnem em Brasília (DF) com o objetivo de discutir as novas realidades mundiais e o papel do bloco neste cenário. O encontro acontece nesta quarta-feira (30/4), no Palácio do Itamaraty.

Na abertura do evento, o assessor de assuntos internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim, afirmou que as discussões do encontro devem ser centradas na defesa do multilateralismo.

“Nesta nova fase do Brics, devemos trabalhar para que a multipolaridade seja embasada no multilateralismo”, disse Amorim ao abrir a sessão. “Não queremos regredir para uma ordem internacional anárquica. Tampouco nos interessa um mundo unipolar, nem desejamos uma nova Guerra Fria. Queremos uma nova ordem multipolar, baseada no direito internacional, no respeito mútuo e na coexistência pacífica”.

Temas como a guerra da Ucrânia e a Faixa de Gaza, assim como conflitos na África, também serão debatidos durante a reunião.

Além disso, os assessores de segurança dos Brics devem discutir temas como o uso da Inteligência Artificial para fins militares, a nova geopolítica dos minérios e cibersegurança.

Após a reunião no Itamaraty, os chefes de delegações dos dez membros plenos dos Brics devem se reunir com o presidente Lula. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.