Sessenta famílias ainda vivem em casas dentro do dique do bairro Santo Afonso; Finck pede agilidade na realocação

O prefeito de Novo Hamburgo, Gustavo Finck (PP), aproveitou a vinda do ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), para pedir mais agilidade na realocação de 60 famílias que vivem dentro do dique de contenção do bairro Santo Afonso. Nesta quarta-feira (30) Jader Filho esteve em Porto Alegre para assinar atos de contratação e início de obras de empreendimentos localizados nos municípios de Campo Bom, Canoas e Porto Alegre.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Obras do bairro Santo Afonso | abc+



Obras do bairro Santo Afonso

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Durante o ato de assinatura, realizado na Secretaria para Apoio à Reconstrução, em Porto Alegre, Finck entregou nas mãos do ministro o documento onde detalha a situação das famílias que ainda têm casas dentro do dique de contenção. “Queremos que o governo federal dê celeridade ao processo de compra assistida para essas famílias”, explicou o prefeito.

Segundo o mandatário de Novo Hamburgo, a situação dessas pessoas é a mais urgente do momento, já que a remoção delas do local é necessária para a continuidade e avanço das obras de reestruturação e mesmo projetos para alterarem o sistema de proteção. Além disso, a própria segurança dos moradores, que estão às margens de uma área de alagamento.

LEIA MAIS: Professores de Novo Hamburgo podem entrar em greve por falta de reajuste salarial

Finck diz que aproximadamente 500 famílias já foram aprovadas em projetos de moradia do governo federal. O cálculo leva em conta também famílias habilitadas para projetos de construção de novos imóveis através do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) do governo Federal.

Assinaturas

A vinda de Jader Filho ao estado marca uma promessa de destravamento na entrega de residências às famílias afetadas pelas enchentes de 2024, que estão prestes a completar um ano. Serão assinadas as autorizações para o começo da construção de 200 unidades habitacionais em Canoas, no Residencial Quero Quero, 168 em Campo Bom através do empreendimento Cooperpoli e 296 em Porto Alegre, nos residenciais Jacuí e Dona Zaida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.