Saiba como foi a última conversa que o bispo Dom Zeno teve antes de morrer

A última conversa que o bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, teve antes de morrer foi com o atual bispo da diocese, Dom João Francisco Salm.

O corpo de Dom Zeno é velado na Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro de Novo Hamburgo | abc+



O corpo de Dom Zeno é velado na Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro de Novo Hamburgo

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

LEIA MAIS: Corpo de Dom Zeno, bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, chega à Catedral São Luiz Gonzaga e velório é aberto ao público

Os dois conversaram na noite desta terça-feira (29), horas antes de chegar a notícia do falecimento de Dom Zeno, na primeira meia hora desta quarta (30). O bispo emérito de Novo Hamburgo morreu à 0h34, no Hospital Nora Teixeira, no Complexo Santa Casa, em Porto Alegre, onde estava internado depois de ser submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor no fígado, há cerca de duas semanas.

CONFIRA AINDA: “Deixa a mensagem de como é importante trabalhar com jovens”: Bispos destacam legado de Dom Zeno

Dom Zeno e Dom João Francisco conversaram por telefone. Conforme o atual bispo da diocese, durante a conversa não foi possível perceber qualquer anormalidade ou preocupação na fala de Dom Zeno sobre sua recuperação. Pelo contrário, Hastenteufel demonstrou otimismo com algumas situações. “Nem pela minha cabeça, nem pela conversa que tivemos, certamente não passava pela cabeça dele que pudesse estar tão próximo de morrer”, conta Dom João Francisco.

Bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel | abc+



Bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

“Ele, inclusive, manifestou-se animado porque, depois dessa cirurgia, ele não vinha tendo muito apetite, não conseguia comer, não se sentia bem. E ele me disse assim: ‘Hoje até pedi uma laranja e me senti bem’. Até brinquei com ele, dizendo: ‘certamente logo o senhor já vai poder comer um churrasco de novo’”, relembra.

CONFIRA OS TEXTOS DE DOM ZENO PUBLICADOS NO ABCMAIS!

O atual bispo de Novo Hamburgo destaca que após essa brincadeira finalizaram a ligação. “Terminamos nossa conversa assim, rindo. Então, significa que ele estava retomando o ânimo. Não havia nada que pudesse fazer a gente imaginar que ele fosse falecer”, sublinha.

Segundo Dom João Francisco, a causa da morte de Dom Zeno foi uma parada cardíaca, que pode ter sido uma consequência da cirurgia da qual o bispo emérito foi submetido no dia 18 de abril.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

O velório de Dom Zeno iniciou às 11 horas e acontece na Catedral São Luiz Gonzaga, no Centro de Novo Hamburgo. O sepultamento ocorre às 9h30 desta quinta-feira (1º), na própria Catedral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.