Planalto omitiu 3 nomes em comitiva para funeral do papa Francisco

O Palácio do Planalto omitiu três nomes que integraram a comitiva do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para o funeral do papa Francisco em abril deste ano. Oficialmente estavam na relação 18 nomes, no entanto, além deles, viajaram a namorada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; a tesoureira do PT, Gleide Andrade; e Gilberto Carvalho, membro do PT próximo a Lula. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

A namorada do presidente do STF é Rita Nolasco, procuradora Nacional da Fazenda e diretora da Escola da AGU (Advocacia-Geral da União) na 3ª Região. Os dois aparecem em eventos oficiais como casal desde 2024. A tesoureira do PT é Gleide Andrade, também namorada do deputado federal Gilmar Tatto (PT-SP). Gilberto Carvalho é um dos quadros do PT, filósofo que é próximo a Lula. Os três nomes não estavam na lista oficial, no entanto, o próprio Palácio do Planalto admitiu posteriormente que os três viajaram com Lula.

A lista oficial divulgada pelo governo federal incluía o presidente do STF, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Também integraram a comitiva deputados e senadores.

Pelo Senado viajaram com Lula, Renan Calheiros (MDB-AL); Leila Barros (PDT-DF); Soraya Thronicke (Podemos-MS); e pela Câmara os deputados Luis Tibé (Avante-MG); Odair Cunha (PT-MG); Padre João (PT-MG); Reimont (PT-RJ); Luiz Gastão (PSD-CE); Dagoberto Nogueira (PSDB-MS); e Professora Goreth (PDT-AP).

Veja lista divulgada pelo Palácio do Planalto

Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal;
Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores;
Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública;
Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário;
Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos;
Senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente do Senado;
Deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara;
Senador Renan Calheiros (MDB-AL);
Senadora Leila Barros (PDT-DF);
Senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS);
Deputado Luis Tibé (Avante-MG);
Deputado Odair Cunha (PT-MG);
Deputado Padre João (PT-MG);
Deputado Reimont (PT-RJ);
Deputado Luiz Gastão (PSD-CE);
Deputado Dagoberto Nogueira (PSDB-MS);
Deputada Professora Goreth (PDT-AP);
Celso Amorim, assessor especial do presidente da República.

O Metrópoles acionou as assessorias de imprensa do Palácio do Planalto e do STF, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.