Inscrições abertas para a oficina de upcycling do MFDF 2025

O público brasiliense já pode se inscrever na É Arte ou é Moda?, uma oficina criativa do Metrópoles Fashion & Design Festival sobre processos sustentáveis, upcycling e customização fashion, liderada pelo artista plástico brasiliense Victor Hugo Soulivier, responsável pelo projeto Tela Ambulante. A oficina é gratuita e acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Museu Nacional, e as inscrições já estão abertas.

Primeiro dia de oficina – 22 de maio

No primeiro dia da oficina, em 22 de maio, das 14h às 17h, o encontro irá proporcionar uma imersão nos processos sustentáveis, a partir do olhar da arte urbana. A atividade principal será a elaboração conjunta de uma instalação utilizando materiais reutilizáveis. O objetivo dessa etapa é revelar as poéticas presentes no que foi descartado, incentivando uma leitura crítica e sensível do cotidiano e valorizando o gesto artístico como uma ferramenta de transformação ambiental e social.

Victor Hugo Soulivier, aos 25 anos, transformou a memória afetiva da costura em seu brechó autoral. A Tela Ambulante, fundada em 2020 em parceria com Juliana Gomes, é descrita também como uma marca experimental. A iniciativa se dedica a repaginar roupas e acessórios por meio de técnicas de upcycling, refletindo a personalidade e as experiências de Victor.

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Primeiro dia terá a elaboração conjunta de uma instalação artística

Segundo dia de oficina – 23 de maio

Já o segundo dia da oficina, em 23 de maio, no mesmo horário, o Museu Nacional será transformado em um grande ateliê de upcycling. Nesta etapa, os participantes poderão trazer suas próprias roupas e objetos pessoais para realizar intervenções únicas. Cada peça se transformará em arte pelas mãos dos presentes, com técnicas de customização aprendidas na oficina.

“Cada peça será ressignificada por meio de técnicas de customização, tornando-se uma memória tátil da experiência vivida”, afirma Victor Hugo.

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Oficina promoverá upcycling nas peças levadas pelos participantes

 

Na imagem com cor, foto do evento Metrópoles Fashion Design - metrópoles
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025 acontece entre 21 e 23 de maio, no Museu Nacional da República

A inspiração principal de Victor Hugo Soulivier vem da ideia de que a moda pode ser uma forma de expressão pessoal, além de uma ferramenta de conexão com a história e a cultura. O projeto é idealizado sobre os princípios de arte vestível, garantindo que cada peça se torne uma “relíquia” e uma “obra colecionável”. As inscrições são limitadas e gratuitas. Para participar, basta acessar o link e preencher os dados necessários.

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Victor comanda o Tela Ambulante

Victor Hugo Soulivier
No MFDF, participantes das oficinas trabalharão com upcycling
Festival será realizado no Museu Nacional da República
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Trabalhos do artista

Tela Ambulante/Divulgação

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Victor comanda o Tela Ambulante

Maria Beatriz Giusti/Tela Ambulante/Divulgação

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Victor Hugo Soulivier

Maria Beatriz Giusti/Tela Ambulante/Divulgação

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No MFDF, participantes das oficinas trabalharão com upcycling

Tela Ambulante/Divulgação

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Festival será realizado no Museu Nacional da República

Vinicius Schmidt/Metrópoles

 

Metrópoles Fashion & Design Festival 2025

Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.

Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.

Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.

Entre os brechós confirmados estão: To Face, Pretty New, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.

Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.

Oficinas também compõem a programação com atividades criativas oferecidas: grafite, upcycling, costura e bordado.

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