Como a prática de esportes ajuda líderes a tomarem decisões?

Disciplina, planejamento e a prática esportiva de alta performance são parte essencial da trajetória de Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra e diretora da JAPI.

Ex-triatleta profissional, Ana foi tricampeã do Ironman Brasil e recordista da prova, concluindo-a em impressionantes 9 horas e 43 minutos.

Hoje, mesmo longe das competições, mantém o esporte como um hábito inegociável em sua rotina diária — um estilo de vida que, segundo ela, é fundamental não apenas para a saúde física, mas também para o sucesso nos negócios.

No Rotina de Sucesso, programa do InfoMoney que mergulha na rotina dos maiores empresários do Brasil, Ana compartilha uma percepção que é comum entre empresários e atletas de alta performance: a prática constante de esportes melhora significativamente a capacidade de tomar decisões sob pressão (veja abaixo o episódio completo).

Leia também: Além da estética: como perder 25 quilos transformou a vida da fundadora da Sorridents

“Eu acho que o exercício físico te tira do caos. Parece que você está olhando as situações de cima. As decisões vêm com mais clareza.”

— Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra e diretora da JAPI

Essa clareza, como explica o psicólogo do esporte João Cozac, tem base científica. A prática regular de atividades físicas, especialmente aquelas que exigem alta performance e resistência, estimula neurotransmissores como a endorfina, a dopamina e a adrenalina, que promovem sensações de prazer, foco e disposição.

Além disso, a exposição controlada a situações de esforço e estresse físico durante o treino condiciona o cérebro a lidar melhor com ambientes de alta pressão, comuns no mundo dos negócios.

“Esses líderes e atletas testam seus limites de resistência e tomada de decisão em ambientes de pressão. Isso é um treino valioso para a vida real, onde muitas decisões precisam ser feitas rapidamente e têm impactos grandes.”

— João Cozac, psicólogo do esporte

Segundo ele, a prática esportiva frequente promove benefícios que vão além da fisiologia: melhora a organização mental, a segurança interna e fortalece o equilíbrio psicoemocional, todos fatores críticos para uma liderança eficaz.

A insistência é recompensadora

Para quem quer iniciar nesse caminho, Ana e João reforçam a importância de encontrar uma atividade que traga prazer. “O começo nunca é fácil, mas a insistência é recompensadora”, diz João. “Escolha algo que você goste. Com o tempo, a prática vira parte da sua vida como escovar os dentes”, complementa Ana.

Assim, esporte e liderança se entrelaçam em uma rotina de sucesso: ao desafiar o corpo e a mente diariamente, líderes constroem resiliência, ampliam sua capacidade de tomar decisões acertadas e cultivam a disciplina necessária para transformar grandes ambições em realizações concretas.

Leia também

Túmulo do Papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália

Ardósia de Lavagna vem da Ligúria, na Itália

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Situação é pior no Distrito Federal e em 13 estados; saiba quais

The post Como a prática de esportes ajuda líderes a tomarem decisões? appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.