Cientistas identificam onda mais extrema da história com 17,6 metros de altura no Pacífico

Foto de uma onda representando a "onda mais extrema da história"

“Onda mais extrema da história” foi registrada no Canadá – Foto: Freepik/ND

Um fenômeno impressionante registrado em novembro de 2020 foi oficialmente reconhecido pela comunidade científica como a onda mais extrema já documentada na história.

Registrada por uma boia próxima de Ucluelet, na Ilha de Vancouver, no Canadá, a onda atingiu 17,6 metros de altura, surpreendendo especialistas pela magnitude em relação ao padrão do mar no momento.

Embora o episódio tenha passado quase despercebido na época, os dados coletados foram posteriormente analisados e confirmados como impressionantes.

Segundo pesquisadores, esse tipo de fenômeno conhecido como “onda gigante” ou “onda rebelde”, ocorre quando uma única onda ultrapassa o dobro da altura das demais em seu entorno.

No caso da registrada no Canadá, a proporção foi ainda mais expressiva, com a altura quase três vezes superior a outras, recebendo o título de onda mais extrema da história.

De acordo com o físico Johannes Gemmrich, da Universidade de Victoria, no Canadá, estimativas indicam que um evento dessa magnitude acontece apenas uma vez a cada 1.300 anos, tornando o episódio ainda mais marcante.

O registro só foi possível graças a uma boia operada pela startup canadense MarineLabs, especializada em inteligência costeira.

Veja o registro da “onda mais extrema da história”

*Com informações do R7

Adicionar aos favoritos o Link permanente.