Devorador de curvas: Volkswagen Nivus GTS chega com suspensão de dar água na boca | Impressões

Se para bom entendedor meia palavra basta, a sigla GTS diz muito — especialmente quando carrega nostalgia. Derivada de Gran Turismo Sport, ela surgiu no Passat em 1983 e também apareceu no icônico Gol GTS, lançado em 1987. Trata-se de uma nomenclatura familiar ao público brasileiro, que ressurgiu no Virtus, no Polo e, agora, é reeditada no Nivus.

Esta é a primeira vez que um utilitário esportivo do fabricante recebe o sobrenome GTS, e o SUV-cupê chegou ao mercado pelo preço inicial de R$ 174.990 dividindo as atenções tanto contra o Fiat Pulse Abarth T270 (iniciais R$ 152.990) quanto o Fastback Abarth (R$ 171.990). Ou seja, o Nivus GTS não é um esportivado, mas sim uma versão verdadeiramente esportiva.

Todo um trabalho de calibração foi realizado para tornar o SUV-cupê ainda mais dinâmico. Sob o capô, o motor 200 TSI foi substituído pelo 1.4 turbo de quatro cilindros com injeção direta da família 250 TSI. Ele atua em parceria com o câmbio automático de seis marchas, entregando 150 cv e 25,5 kgfm.

Esse propulsor já equipa outros modelos, como os SUVs Taos, T‑Cross Highline e Extreme, além do sedan Virtus Exclusive. Para fazer jus ao legado da sigla GTS, o time de engenharia foi além: aprimorou a experiência de condução, com destaque para o comportamento dinâmico em curvas — resultado direto do refinamento no acerto das suspensões.

Volkswagen Nivus GTS branco andando na pista
Volkswagen Nivus GTS [Divulgação]

Volkswagen Nivus GTS é um devorador de curvas

Não se prenda apenas aos números de desempenho. O que realmente define o Volkswagen Nivus GTS é o equilíbrio. Com uma relação peso-potência de 8,44 kg/cv, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge 206 km/h de velocidade máxima. No entanto, mais do que dados, a verdadeira experiência está ao volante!

Sendo preciso senti-la para entender o que foi aprimorado nas áreas que os olhos não veem, mas o corpo (realmente) percebe. O local escolhido para este primeiro contato foi o traçado do Autódromo Capuava (SP). Enquanto o visual já destaca o Volkswagen Nivus GTS da família, são nos primeiros metros que tudo começa a se encaixar e fazer sentido.

Volkswagen Nivus GTS [Divulgação]

É um carro que acelera com agilidade, ignorando seus 1.266 kg e transmitindo um baixo turbolag (atraso antes de o turbocompressor atingir seu pico de desempenho), o que melhora suas reações rápidas. No entanto, o que realmente impressiona no Nivus GTS é como ele serpenteia pelas curvas, mantendo uma rolagem de carroceria praticamente inexistente.

Baseado na arquitetura MQB (Modularer Querbaukasten), as suspensões do Volkswagen Nivus GTS foram exaustivamente calibradas. O conjunto dianteiro recebeu novos braços, coxins e amortecedores, o que aumentou a tração em 10%, além de uma nova barra estabilizadora.

Volkswagen Nivus GTS [Divulgação]

Na traseira, as molas e amortecedores foram aprimorados, proporcionando 25% a mais de tração, segundo o fabricante. A nova programação do sistema de direção e do ESC também contribui para uma experiência de condução ainda mais precisa.

Uma dança nas curvas!

O que temos é um carro capaz de apontar a dianteira com extrema facilidade. E não é só isso: com um chassi bem calibrado, o SUV-cupê também permite que você provoque a traseira para ajudar no contorno das curvas. A direção eletricamente assistida é rápida tanto no esterço quanto no retorno.

Sem dúvidas, o jeito que o Nivus GTS foi calibrado dinamicamente é de encher os olhos e os modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual) mudam determinados parâmetros do carro, como a rigidez do volante, as trocas do câmbio, o funcionamento do controlador de velocidade adaptativo (ACC), do ar-condicionado e até emite um som esportivo. 

Volkswagen Nivus GTS {Divulgação]

O contato com o solo é garantido pelas rodas de 17 polegadas calçadas com pneus 205/55. Porém, opcionalmente, o modelo pode ser equipado com rodas de 18 polegadas (por R$ 2.050), calçadas com pneus 215/45, oferecendo uma performance ainda mais refinada, conforme mostrado pela unidade avaliada.

Além disso, como tudo o que acelera uma hora precisa parar, o Volkswagen Nivus GTS conta com discos de freios dianteiros ventilados, de 276 x 24 mm, enquanto os traseiros são sólidos, com 230 x 9 mm. O acionamento é progressivo. Mesmo em frenagens mais fortes, a dianteira mantém o controle e evita o mergulho excessivo.

Volkswagen Nivus GTS [Divulgação]

Nivus GTS dividirá as atenções com o Jetta GLI e o Golf GTI

O Volkswagen Nivus GTS dividirá as atenções no mercado brasileiro com os já confirmados Jetta GLI e Golf GTI. Para isso, ele recebeu um tratamento estético especial na parte externa. Assim como no desempenho, o visual aposta no caminho do equilíbrio.

Logo de cara, é possível notar as mudanças visuais, que acompanham as atualizações feitas no SUV-cupê no ano passado. Os destaques ficam por conta do para-choque redesenhado, dos faróis Full LED conectados por uma barra iluminada e da presença da sigla GTS — aplicada nas portas dianteiras, na grade frontal e no centro da tampa do porta-malas, que oferece 415 litros de capacidade (VDA).

O teto do Nivus GTS é pintado em preto brilhante, e um detalhe curioso dessa configuração é a ausência das barras longitudinais, removidas pela Volkswagen para favorecer a aerodinâmica do SUV-cupê. Ao abrir a porta, outros elementos também se revelam, destacando ainda mais as exclusividades do interior.

Com 4,27 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,49 m de altura e 2,56 m de entre-eixos, o Volkswagen Nivus GTS oferece uma cabine que acomoda bem quatro adultos. Apesar do caimento suave do teto, passageiros de estatura mediana não encostam a cabeça no forro.

Por dentro do Volkswagen Nivus GTS

O ponto alto da cabine está nos bancos, que oferecem excelente apoio lateral e exibem detalhes em tons de cinza e vermelho. Essa mesma tonalidade também aparece nas costuras do painel, do volante, da base e da coifa da alavanca de câmbio. Já o conjunto de telas é formado pelo painel de instrumentos totalmente digital de 10,25 polegadas e pela central multimídia VW Play Connect de 10,1 polegadas.

Quem viaja no banco traseiro encontra um bom espaço para pernas e joelhos. Além disso, o Volkswagen Nivus GTS oferece duas saídas de ar dedicadas aos ocupantes de trás e carregador de smartphone por indução, garantindo mais conforto e praticidade.

De série, o Volkswagen Nivus GTS conta com o pacote ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de permanência em faixa e o sistema Travel Assist — que combina assistente de condução e de manutenção em faixa. O modelo também vem equipado com seis airbags, controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampas.

Veredicto

Enfim, depois de muita expectativa, o Volkswagen Nivus GTS está entre nós. Com visual arrojado e um conjunto dinâmico muito bem acertado, ele chega preparado para encarar rivais como o Fiat Pulse Abarth T270 e o Fastback Abarth T270. A disputa promete ser das boas!

Se você busca um SUV-cupê prazeroso de guiar, o Volkswagen Nivus GTS é uma escolha que merece atenção. Seu comportamento nas curvas impressiona, oferecendo acelerações vigorosas e uma condução envolvente digna de um verdadeiro devorador de curvas!

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