Prefeitura de Novo Hamburgo diz que não haverá reajuste aos servidores este ano

A Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou, nesta sexta-feira (2), que não terá recursos para conceder a recomposição salarial anual aos servidores públicos municipais em 2025. A confirmação foi feita por meio de nota assinada pelo prefeito Gustavo Finck (PP), em resposta a questionamento da reportagem do ABCmais.

Reajuste dos servidores municipais é descartado pela Prefeitura de Novo Hamburgo para 2025 | abc+



Reajuste dos servidores municipais é descartado pela Prefeitura de Novo Hamburgo para 2025

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

No documento, Finck atribui a decisão à situação financeira herdada pela gestão. “Não teremos condições financeiras de reajustar os salários dos funcionários públicos e cargos de confiança em 2025 devido à crítica situação herdada da última gestão. Em 2026, com as revisões dos contratos, investindo naquilo que realmente precisa ser investido, desburocratizando os processos e atraindo novas empresas, vamos poder valorizar nossos servidores como eles merecem. Aos poucos, Novo Hamburgo voltará a respirar novos ares”, afirmou o prefeito.

Em 23 de abril a Prefeitura havia indicado que o reajuste não seria concedido “naquele momento”. Na ocasião, o Executivo argumentou enfrentar um déficit médio mensal de R$ 14 milhões e mencionou o estado de calamidade financeira (decretado em 19 de março).

Expectativa era de contraproposta

Após o anúncio, entidades representativas dos servidores públicos ainda esperavam uma contraproposta ao longo do ano, especialmente diante da ameaça de paralisação dos professores da rede municipal. A categoria reivindica não apenas o reajuste salarial, mas também o pagamento do piso do magistério, além de outras demandas.

O Sindicato dos Professores Municipais (Sindprof NH) afirmou que a Prefeitura havia se comprometido a apresentar uma resposta definitiva até o dia 9 de maio. “Acreditamos no diálogo que vise uma educação pública de qualidade socialmente referenciada, democrática, inclusiva, crítica e emancipatória”, afirmou Luciana Martins, presidente do Sindprof NH. A entidade aguarda a reunião agendada para sexta-feira (9) e, posteriormente, deverá convocar uma assembleia para definir os próximos passos da categoria.

Em resposta, a Prefeitura esclareceu que a data mencionada se refere a questões específicas da Secretaria Municipal de Educação e reiterou que a impossibilidade de conceder reajuste salarial em 2025 já havia sido oficialmente comunicada.

O Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo foi procurado pela reportagem, mas não retornou até o fechamento desta reportagem.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.