Saiba como o consumo de açúcar pode gerar rugas e flacidez na pele

Você sabia que o consumo de açúcar é capaz de trazer malefícios para a saúde da pele, principalmente no que diz respeito ao envelhecimento precoce? Isso inclui flacidez e rugas, além da piora de doenças dermatológicas como rosácea e acne.

Presente em diversos alimentos do dia a dia, o açúcar eleva os marcadores de inflamação crônica no organismo, que são gatilhos para várias doenças metabólicas, como as cardiovasculares e autoimunes, e até mesmo alguns tipos de câncer. O ingrediente, considerado um “vilão” para a saúde, ainda altera as taxas hormonais, que oscilam. Com isso, há uma mudança até no humor.

De acordo com o nutricionista e farmacêutico Alessandro Palatucci Bello, o açúcar também interfere nos níveis de cortisol, bem como nos níveis dos hormônios sexuais. “Ele diminui a produção de testosterona, deixando a pessoa mais desanimada e fraca”, diz.

Essa oscilação mencionada pelo profissional ainda influencia negativamente a função cognitiva, aumentando os riscos de transtornos neurológicos.

Balinhas açúcar
Saiba como o consumo de açúcar pode gerar rugas e flacidez na pele

Como o consumo de açúcar pode gerar rugas e flacidez na pele?

Conforme a dermatologista Caroline Anjo explicou, anteriormente, à coluna Claudia Meireles, por ser um alimento inflamatório, o açúcar não é bom para a saúde da pele. “Seu alto consumo pode fazer com que haja um aumento da oleosidade devido à hiperatividade das glândulas sebáceas”, observou.

Segundo a médica, com o excesso do ingrediente no organismo, ocorre um processo chamado glicação, a ligação entre proteínas e carboidratos que gera modificações nas proteínas e acarreta em danos às fibras de colágeno e às fibras elásticas, que promovem a sustentação da pele. Consequentemente, a cútis perde elasticidade e tônus, e ganha mais flacidez e rugas, sinais do envelhecimento precoce da região.

Jovem mulher se olhando no espelho - Metrópoles
O açúcar pode causar flacidez e rugas, além da piora de doenças dermatológicas como rosácea e acne

Ao inflamar a pele, o açúcar também pode causar piora de doenças dermatológicas, a exemplo de rosácea e acne.

A profissional frisa que a glicação ocorre normalmente em todas as pessoas, mas se torna excessiva quando a alimentação é hipercalórica e hiperglicêmica.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.