5 fabricantes de carros com presença no setor aeroespacial

Embora os fabricantes de carros sejam tradicionalmente conhecidos por sua atuação nas ruas, algumas das maiores empresas também desempenham um papel significativo no campo aeroespacial.

Essas empresas aplicam a mesma expertise em engenharia, design e inovação utilizada na fabricação de carros no desenvolvimento de motores aeronáuticos e até mesmo na construção de aviões inteiros. Exploramos cinco desses fabricantes e suas contribuições para a indústria aeroespacial.

Honda

HondaJet
HondaJet [Divulgação]

A Honda tem sólida reputação entre os consumidores. Mas, poucos sabem que a marca também atua no setor aeroespacial, por meio da divisão Honda Aircraft Company — responsável pela fabricação do jato executivo HondaJet, uma das maiores incursões da empresa na aviação.

O HondaJet traz os motores instalados sobre as asas, em vez da tradicional montagem na parte traseira da aeronave. Essa escolha proporcionou benefícios: redução de ruído, maior espaço interno e menor arrasto aerodinâmico. O avião pode atingir até 780 km/h de velocidade máxima e tem autonomia para percorrer cerca de 2.190 km.

Rolls-Royce

Rolls-Royce Cullinan Series II marrom parado de frente. A Rolls-Royce é um fabricante de carros que também atua no setor aeroespacial  [divulgação]
Rolls-Royce Cullinan Series II [Divulgação]

Não importa o ano nem o modelo: os carros da Rolls-Royce sempre foram sinônimo máximo de luxo. Além dos automóveis refinados, a marca também está presente em outro setor de prestígio — o aeroespacial — por meio da divisão Rolls-Royce Aerospace, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de motores de avião do mundo.

Com foco em sistemas de propulsão, a Rolls-Royce Aerospace desenvolve soluções avançadas para a aviação comercial, militar e até mesmo naval. A empresa iniciou sua produção de motores aeronáuticos durante a Primeira Guerra Mundial. Apesar disso, foi na Segunda Guerra Mundial que se destacou com o lendário motor Merlin, utilizado pelo Supermarine Spitfire, o Hawker Hurricane e o bombardeiro Avro Lancaster.

A moderna família Trent equipa modelos, como os Airbus A330 e A350, além do Boeing 787 Dreamliner, reforçando o papel da Rolls-Royce como referência global em engenharia aeronáutica.

Tesla

Tesla Cybertruck parada de frente no deserto
Tesla Cybertruck [Divulgação]

A Tesla é mundialmente conhecida por seus carros elétricos, como o Model Y e a caminhonete Cybertruck. Elon Musk também é o fundador da SpaceX (Space Exploration Technologies Corp.), empresa aeroespacial criada em 2002 com um objetivo ambicioso: tornar a humanidade multiplanetária.

O Falcon 1 foi o primeiro, porém, o Falcon 9 destacou a empresa globalmente, sendo lançado em órbita e, posteriormente, recuperado — uma inovação que reduziu drasticamente os custos de acesso ao espaço. Atualmente, os foguetes realizam pousos verticais, tanto em plataformas marítimas quanto em bases terrestres.

Mitsubishi

Mitsubishi 3000 GT vermelho de lado andando na estrada. A Mitsubishi foi uma marca que teve atuação no setor aeroespacial na Segunda Guerra Mundial
Mitsubishi 3000GT [Divulgação]

A Mitsubishi não se destacou apenas pelos carros — ela também foi responsável por fabricar o lendário caça Mitsubishi A6M Zero, utilizado pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial e um dos aviões mais emblemáticos das batalhas no Pacífico.

O primeiro voo do ocorreu em 1º de abril de 1939, sendo impulsionado pelos motores radiais Nakajima Sakae 12 ou 21, que permitiam atingir uma velocidade máxima de 533 km/h. Sua leveza, resultado do uso de ligas especiais de alumínio na construção, contribuía para sua excelente manobrabilidade.

Armado com dois canhões de 20 mm e duas metralhadoras de 7,7 mm, o Zero desempenhou papel crucial no ataque à base americana de Pearl Harbor, em 7 de dezembro de 1941, consolidando-se como um dos símbolos da aviação japonesa naquele período.

Saab

Saab 92 verde na estrada. A Saab foi um dos fabricantes de carros envolvidos com o setor aeroespacial
Saab 92 [Divulgação]

A Saab (Svenska Aeroplan Aktiebolaget ou Companhia Sueca de Aeronaves S.A.) surgiu em 1937, com foco inicial na aviação. Somente após a Segunda Guerra Mundial a empresa ingressou no setor automotivo. No Brasil, um dos carros mais conhecidos foi o Saab 9000, no início dos anos 1990.

O primeiro avião desenvolvido pela Saab foi o Saab 17, um bombardeiro leve com função também de reconhecimento. Já a estreia da marca no universo dos automóveis aconteceu em 1947, com o lançamento do Saab 92, que marcou o início da nova fase da companhia nas estradas.

Você sabia que essas fabricantes também têm ligação com o setor aeroespacial? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com quem vai achar isso curioso!


O post 5 fabricantes de carros com presença no setor aeroespacial apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.