Com impacto de R$ 15 bi, PERSE é tema de apresentação do setor de eventos no Senado

Doreni Junior Abrape Com impacto de R$ 15 bi, PERSE é tema de apresentação do setor de eventos no Senado

Doreni Caramori Júnior, empresário e presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE)

Representantes do setor de turismo e eventos apresentam nesta quarta-feira (7), às 15h, no Senado Federal, uma pesquisa inédita da Tendências Consultoria sobre os impactos do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE). A apresentação, que acontece no Auditório Petrônio Portella, integra a “Missão Brasília 2025”, mobilização nacional voltada ao fortalecimento do diálogo com o Legislativo.

Reconhecido como um dos pilares da economia criativa e do turismo brasileiro, o setor busca com a ação reforçar a importância do PERSE na recuperação pós-pandemia. O estudo trará dados atualizados sobre os avanços promovidos pelo programa e as perspectivas de crescimento para os próximos anos.

“Diante dos R$ 15 bilhões previstos para o PERSE, causa estranheza o nível de questionamento que o programa vem enfrentando”, destaca Doreni Caramori Júnior, empresário e presidente da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE). “Especialmente quando se observa que a estimativa do próprio governo para 2026 aponta R$ 621 bilhões em renúncias fiscais concedidas a diversos setores da economia — um volume expressivo de subsídios tributários”.

O setor, pontua, foi um dos mais afetados pela pandemia, e o programa veio justamente para evitar que milhares de empresas fechassem as portas e milhões de empregos fossem perdidos. “Não dá pra colocar o PERSE no mesmo balaio de outros benefícios que estão aí há anos, sem transparência ou avaliação real de impacto. O programa tem nome, endereço e resultado. É hora de valorizar o que dá certo”, acrescenta.

Segundo Doreni, “a Missão Brasília é um movimento estratégico para consolidarmos tudo o que o setor de eventos conquistou nos últimos anos e para construirmos as bases do crescimento futuro. É fundamental mantermos um diálogo próximo com os parlamentares para garantir a continuidade de políticas que já provaram sua eficácia.”

A iniciativa é promovida por 12 entidades nacionais: Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Resorts Brasil, União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (UBRAFE), União Nacional de CVBx e Entidades de Destinos (Unedestinos), Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC), Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta).

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