GPA apresenta resultados sólidos no 1T25, impulsionado por crescimento de vendas, ganhos de market share e melhoria da rentabilidade

O GPA iniciou 2025 com resultados robustos, refletindo a execução disciplinada de sua estratégia de crescimento sustentável. A companhia entra em um novo ciclo (2025–2027) com foco em ampliar a rentabilidade e consolidar sua liderança no segmento de supermercados premium, além do varejo alimentar online.
Só no primeiro trimestre do ano, a companhia registrou um crescimento de 9,9% no EBITDA Ajustado, alcançando R$ 409 milhões. A margem EBITDA Ajustado foi de 8,6% — alta de 0,5 p.p. em relação ao 1T24. A margem bruta avançou 0,4 p.p., atingindo 27,6%.
As vendas ‘mesmas lojas’ (Same-Store Sales) também cresceram de maneira sólida em todos os formatos, registrando um avanço de +7,3% no consolidado. O Pão de Açúcar cresceu 6,5%, demonstrando resiliência e consistência de sua proposta de valor premium, e houve uma importante recuperação do Extra Mercado, com avanço de 6,6%, após a execução de projetos de eficiência e reformas de lojas.
Outro destaque do período foi o formato de Proximidade, que atingiu seu melhor resultado em sete trimestres consecutivos, com um crescimento acelerado de +7,8%.
Além disso, o modelo atingiu 63% de market share em São Paulo, considerando lojas de até 400m², consolidando sua posição dominante do mercado, com um aumento de 2,4 p.p. em comparação ao ano anterior. “Este resultado confirma nossa aposta estratégica na expansão desse modelo, especialmente do Minuto Pão de Açúcar, que tem se mostrado altamente rentável e com grande aceitação do consumidor”, afirma o CEO da companhia, Marcelo Pimentel.
No digital, a companhia segue uma forte trajetória de crescimento, mantendo sua posição de líder no segmento alimentar no país. As vendas do canal digital avançaram 16,9% no primeiro trimestre, totalizando R$ 2,3 bilhões, e ampliando a participação nas vendas totais em 1,4 pontos percentuais. O negócio de e-commerce alimentar do grupo se mostra muito rentável, registrando uma margem EBITDA na casa de 9,9% foi sustentada pelo modelo 100% ship from store (saída das vendas diretamente das lojas).

Crescimento consistente

Para os próximos trimestres, a estratégia de expansão continua focada no formato de lojas premium de Proximidade, considerando a maturidade do modelo e seu potencial de escalabilidade, prevendo o adensamento e verticalização cada vez maior dos centros urbanos, especialmente na cidade e região metropolitana de São Paulo. No 1T25, foram inauguradas 10 novas lojas de Proximidade, totalizando 169 lojas desse formato abertas desde 2022. Adicionalmente, o GPA seguiu reduzindo sua alavancagem financeira (pré-IFRS 16) em 0,2x no 1T25, somando-se às iniciativas dos
últimos três anos que permitiram chegar ao nível de 1,6x de alavancagem. O prejuízo líquido consolidado apresentou uma queda expressiva de 74,4% (-R$ 491 milhões).

“Os resultados do trimestre comprovam que nossa estratégia está no rumo certo. A escolha do foco no mercado premium nos protege da volatilidade do macro cenário, de maneira mais segura, capturando oportunidades. Foi um primeiro semestre muito positivo, que nos encoraja a seguir avançando e acelerando nossos ganhos”, conclui Pimentel.

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