Ataque de onça: polícia procura puma que atacou homem no RS

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) do Rio Grande do Sul está em busca de uma onça parda que atacou um homem no último domingo (4/5), em Maquiné, na região da Barra do Ouro (RS).

Segundo os policiais, a onça-parda teria avistado o agricultor quando ele estava em cima de uma égua. O animal, que supostamente é um filhote, só cessou o ataque após se espantar com os latidos do cão que acompanhava o homem.

O agricultor passa bem e se recupera dos ferimentos. A guarnição da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental está no local do suposto ataque desde a manhã dessa segunda-feira (5/5), realizando diligências e coletando informações sobre o ocorrido.

O CABM acionou os órgãos ambientais competentes, incluindo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA-RS), para que sejam adotadas as providências técnicas e legais cabíveis, incluindo o acompanhamento do animal e a verificação de risco à população local.

4 imagens

O cão que acompanhava o homem espantou a onça

As buscas foram iniciadas nessa sgeunda-feira (5/5)
Testemunhas afirmam que a puma é um filhote
1 de 4

O agricultor está se recuperando

PCRS/Divulgação

2 de 4

O cão que acompanhava o homem espantou a onça

PCRS/Divulgação

3 de 4

As buscas foram iniciadas nessa sgeunda-feira (5/5)

PCRS/Divulgação

4 de 4

Testemunhas afirmam que a puma é um filhote

PCRS/Divulgação

Segundo a Brigada Ambiental, ocorrências envolvendo pumas não são comuns na região, sendo este um caso atípico, que exige apuração detalhada e atuação conjunta entre os órgãos de segurança, meio ambiente e saúde.

O Comando Ambiental reforçou que todas as medidas preventivas estão sendo adotadas para garantir a segurança da comunidade e a proteção da fauna silvestre.

“Orientamos que, ao avistar qualquer animal silvestre de grande porte, a população mantenha distância e acione imediatamente o telefone 190 ou o Batalhão Ambiental mais próximo”, escreveram os policiais em nota.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.