Nova geopolítica e desafios do agro são tema de evento do Sistema CNA/Senar

Evento CNA/Senar em São Paulo
Evento da CNA reuniu diversas autoridades em São Paulo Foto: divulgação /CNA

Com o objetivo de discutir os impactos da nova geopolítica mundial no agronegócio, o Sistema CNA/Senar promove, em São Paulo, o evento ‘Cenário Geopolítico e a Agricultura Tropical’. A programação reúne especialistas, parlamentares e representantes do setor produtivo para debater oportunidades e entraves que o agronegócio brasileiro enfrenta diante do atual cenário internacional. O governador do estado de São Paulo também prestigiou o encontro.

Durante todo o dia, os especialistas debateram as oportunidades e os desafios para o agro brasileiro diante das mudanças no cenário geopolítico. Desde o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos, a política comercial americana voltou ao centro das atenções, especialmente com a adoção de novas tarifas que têm redesenhado as relações econômicas globais.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

A guerra tarifária entre Estados Unidos e China abriu espaço para o fortalecimento de outros parceiros comerciais, e o Brasil surge como um dos principais beneficiários, sobretudo com a possibilidade de ampliar suas exportações ao mercado chinês realinhando a geopolítica mundial.

Embora o novo cenário abra oportunidades para o agro nacional, ele também impõe desafios. Entre os principais pontos levantados no evento estão a necessidade de crédito e seguro rural mais acessíveis, especialmente às vésperas do novo Plano Safra, cuja definição de recursos deve ocorrer entre o fim de junho e o início de julho.

Outro tema recorrente foi a ampliação da capacidade logística, com destaque para o déficit de armazenagem. Mesmo sendo um dos maiores produtores de grãos do mundo, o Brasil ainda precisa resolver os gargalos logísticos para garantir que sua produção chegue de forma eficiente aos mercados internacionais.

A ex-ministra da Agricultura e atual senadora Teresa Cristina participou do evento. Durante entrevista aos jornalistas, ela abordou a importância de uma política de crédito mais realista, condizente com a atual situação econômica, marcada por juros elevados. Segundo Cristina, o custo atual do financiamento torna inviável o planejamento e os investimentos por parte dos produtores rurais.

O evento da CNA conta com diversos painéis técnicos ao longo do dia, reforçando a necessidade de diálogo entre governo, setor produtivo e Congresso Nacional para o fortalecimento do agronegócio brasileiro no cenário global.

O post Nova geopolítica e desafios do agro são tema de evento do Sistema CNA/Senar apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.