Autoridades do governo Trump vão se encontrar com chineses para discutir tarifas

O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o Representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, se encontrarão com o governo chinês ainda esta semana na Suíça, dando início às conversas comerciais entre as duas nações.

Bessent se reunirá no dia 8 de maio com um oficial não identificado que o Departamento do Tesouro descreveu como o “principal representante da China em assuntos econômicos”. Esta será a primeira conversa comercial confirmada entre os países desde que o presidente Donald Trump anunciou tarifas abrangentes, lideradas por pesadas taxas sobre a China.

Greer também conversará esta semana com seu homólogo da China, de acordo com seu escritório.

As conversas planejadas podem animar os investidores ansiosos por uma redução nas tarifas que ameaçam paralisar o comércio entre as duas maiores economias do mundo. Trump impôs tarifas de até 145% sobre muitas importações chinesas, e Pequim retaliou com impostos de importação de 125% sobre produtos americanos.

Essas medidas balançaram os mercados e ameaçam elevar os preços de equipamentos de manufatura, bem como de bens acessíveis dos quais muitos americanos dependem, incluindo roupas e brinquedos.

Trump afirmou nos últimos dias que está disposto a reduzir as tarifas sobre a China em algum momento, mas também disse esta semana que os EUA “não estão perdendo nada” ao não negociar com Pequim. Ele afirmou que navios chineses estão “retornando no Oceano Pacífico”. O presidente também disse que os consumidores americanos estariam dispostos a aceitar preços mais altos e menos opções para reequilibrar a relação comercial com a China.

“Meninas jovens não precisam ‘ter 30 bonecas’”, disse Trump no domingo no programa Meet the Press da NBC. “Acho que elas podem ter três ou quatro bonecas, porque o que estávamos fazendo com a China era simplesmente inacreditável.”

A China disse na sexta-feira que estava avaliando a possibilidade de conversas comerciais com os EUA, o primeiro sinal de que as negociações poderiam começar entre os dois lados.

Mais cedo, na terça-feira, Bessent disse que, embora os EUA pudessem anunciar acordos comerciais com alguns parceiros ainda esta semana, as negociações com a China ainda não haviam começado.

“Com a China, ainda não nos engajamos em negociações”, disse ele a legisladores durante um depoimento no Capitólio.

O investidor bilionário Paul Tudor Jones previu na terça-feira que Trump poderia cortar as tarifas sobre a China pela metade — mas alertou que isso pode não ser suficiente para evitar que os mercados caiam.

“Você tem Trump, que está focado em tarifas; você tem o Fed, que está focado em não cortar taxas”, disse Jones, fundador do fundo de hedge macro Tudor Investment Corp., falando na CNBC.

Bessent e Greer também se encontrarão com a presidente suíça Karin Keller-Sutter, disseram o Departamento do Tesouro e o USTR em uma série de declarações.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Autoridades do governo Trump vão se encontrar com chineses para discutir tarifas appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.