Carrefour se despede da B3 com resultado “misto” e foco em leitura cruzada para Assaí

(Foto: Reprodução/site carrefour.com.br)

O Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou na terça-feira seus resultados do primeiro trimestre de 2025 (1T25), que devem ser os últimos como companhia listada em bolsa. Às 10h46 (horário de Brasília), a ação do varejista subia 0,46%, cotada a R$ 8,72.

Dada a recente aprovação do fechamento de capital da varejista, o Itaú BBA comenta que os resultados naturalmente se tornaram menos relevantes para fins de preço da ação, mas continuam importantes para entender a dinâmica da empresa e do setor, bem como buscar potenciais insights para a Assaí (ASAI3).

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De forma geral, o JPMorgan avalia os resultados operacionais como fracos, com destaque para o cash & carry (C&C). O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA, na sigla em inglês) ajustado avançou modestos 4% na comparação anual, ficando 9% e 5% abaixo das estimativas do JPMorgan e do consenso de mercado, impactado principalmente pelo desempenho fraco do varejo e do Sam’s Club.

Em contrapartida, o atacarejo Atacadão foi o principal destaque positivo — e, na visão do JPMorgan, deve ser o foco dos investidores, especialmente como indicativo para o desempenho da Assaí (ASAI3).

O lucro por ação ajustado (LPA), por sua vez, foi de R$ 0,13 contra R$ 0,02 no ano anterior, superando em 6% e 13% as projeções do JPMorgan e do consenso, graças a uma carga tributária menor.

O JPMorgan e Morgan reiteraram recomendação neutra e preço-alvo de, respectivamente, R$ 7,70 e R$ 8,50. Já o Itaú BBA manteve recomendação de compra e preço-alvo de R$ 11.

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A XP Investimentos avalia que o Carrefour reportou resultados mistos no 1T25, com números de vendas ligeiramente melhores (que já haviam sido divulgados anteriormente), fortemente impactados por efeitos de calendário e pressão sobre as margens de lucro do varejo e da Sam’s.

Já a Genial Investimentos destaca que o lucro líquido ajustado foi de R$ 282 milhões, 5,5 vezes superior ao 1T24, apesar do impacto do calendário da Páscoa, enquanto o GMV digital subiu 28,9% na base anual, e a margem EBITDA consolidada ficou estável em 5,6%.

O Morgan Stanley, por sua vez, destaca que a queda no desempenho no Carrefour varejo e no Sam’s Club mais do que compensaram as tendências favoráveis ​​do Cash & Carry e no Banco Carrefour.

Assim como outros bancos, o Morgan destaca que a aquisição pela controladora deve seguir como principal foco, enquanto os resultados trimestrais tendem a ficar em segundo plano.

Assaí (ASAI3): leitura cruzada

Como o provável último relatório do Carrefour como uma empresa listada, a XP acredita que os investidores agora buscarão uma leitura cruzada para outros players de varejo de alimentos e plataformas financeiras.

Nesse contexto, a XP destaca que a inflação de alimentos favoreceu o B2B, o varejo segue sustentado por volumes, o uso de parcelas se manteve estável, o Banco Carrefour teve receita impulsionada pela resolução 4.966 (mas com alta nos NPLs), e todos os varejistas de alimentos mostraram pressão no capital de giro, em parte pela preparação para a Páscoa.

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A partir das vendas pré-divulgadas do Carrefour no primeiro trimestre do mês passado, o BBA já havía destacado que o Assaí parece continuar a diminuir a diferença de SSS (vendas mesmas lojas) em relação ao Atacadão após alguns trimestres de desempenho inferior.

Se o Assaí atingir a expectativa de SSS de 4,9% para o primeiro trimestre de 2025, a diferença atingirá 2,0 pontos percentuais, praticamente estável em relação ao trimestre anterior, mas melhorando em relação aos 4,5 pontos percentuais no segundo trimestre de 2024, quando o Atacadão começou a oferecer a opção de parcelamento em 3 vezes para todos os cartões de crédito.

Dado que o SSS do Atacadão acelerou em 60 bps na base trimestral para 6,9% (+50 bps em relação aos EUA), o BBA acredita que o SSS da ASAI pode ser ligeiramente melhor do que nossa previsão (estimamos uma melhoria de 50 bps t/t).

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