Após morte de passageiro, ViaMobilidade diz que porta não tinha sensor de segurança

A morte de Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno após ficar preso entre o vão do trem e a plataforma da estação Campo Limpo, na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, expôs falhas de segurança na operação da ViaMobilidade. A concessionária confirmou que as plataformas da linha não possuem sensores de presença para evitar esmagamentos, uma tecnologia que poderia ter impedido a tragédia.

O acidente ocorreu em uma estação operada pela ViaMobilidade, que informou que o sistema atual conta apenas com sensores nos trens, que evitam que as composições partam com as portas abertas. Em resposta ao caso, a empresa anunciou que instalará sensores de presença entre o trem e a plataforma até fevereiro de 2026. O presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, afirmou que a concessionária estuda antecipar o prazo e que, até lá, serão instaladas hastes metálicas para criar uma barreira física nas plataformas.

Leia também

Paraná Pesquisas: Bolsonaro, Tarcísio e Michelle lideram corrida presidencial em SP

Lula aparece em desvantagem em todos os cenários com os principais nomes da direita

Tarcísio: SP vai ser primeiro Estado a substituir diesel; começando pelo agro

Ele afirmou que o Estado está na dianteira da transição energética e será o primeiro do Brasil a substituir o uso do diesel

“Qualquer objeto, qualquer pessoa, qualquer coisa que esteja ali, será detectado e a porta não fechará”, explicou Pierrini, em entrevista à Band, ao detalhar o funcionamento dos sensores.

A tecnologia de portas de plataforma, que evita acidentes ao criar uma barreira física entre os passageiros e os trilhos, começou a ser implantada em São Paulo em 2010. Hoje, 28 estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata já contam com o sistema. No entanto, a Linha 5-Lilás, administrada pela ViaMobilidade, ainda não possui esse recurso.

O Metrô de São Paulo, gerido pelo governo estadual, destacou em nota que suas plataformas possuem portas sincronizadas com os trens e que o sistema de sinalização impede que as composições partam sem o fechamento completo e seguro.

The post Após morte de passageiro, ViaMobilidade diz que porta não tinha sensor de segurança appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.