Artista de Rondônia expõe obras sobre a Amazônia em Nova York: ‘Oportunidade única’


Edina Costa, de Nova Mamoré (RO), é a única brasileira convidada para expor na Galeria Perseus, no World Trade Center. Obras retratam o bioma amazônico e os povos da floresta. Edina Costa na frente do World Trade Center, local onde será a exposição
Reprodução/acervo pessoal
A artista plástica Edina Costa, de Nova Mamoré (RO), foi a única brasileira convidada a expor na Galeria Perseus, em Nova York, nos Estados Unidos. Suas obras ficarão disponíveis de 9 a 12 de maio, no salão principal da galeria, localizada no World Trade Center, onde ficavam as Torres Gêmeas.
O convite veio em março, após curadores internacionais se encantarem com as “pinturas amazônicas em cores vibrantes”, como conta a artista. Ao g1, Edina contou que dividirá o espaço com nomes consagrados das artes visuais e vê a oportunidade como uma realização pessoal.
“Uma oportunidade única […] algo que jamais imaginei que minha arte me proporcionaria. E, para minha alegria, serei a única brasileira! É uma honra imensa. Estou sem palavras para expressar a felicidade que sinto!”, comemora.
Para participar da exposição, Edina precisou pintar sete obras inéditas em menos de 45 dias. Ela buscou apoio financeiro, mas, sem conseguir patrocinadores, decidiu arcar com os custos por conta própria.
“Não desanimei, pois não poderia perder uma oportunidade incrível como essa. Consegui levantar fundos próprios para financiar a viagem, que para mim não é um gasto, mas um investimento no meu trabalho. A vida é para quem se atreve e tem coragem, e eu tenho isso de sobra!”, afirma.
Reconhecimento internacional
A trajetória de Edina com a arte começou aos 26 anos, quando, enfrentando dificuldades financeiras, ela passou a produzir artesanatos para complementar a renda. O reconhecimento internacional veio em 2022, quando expôs no Carrousel Du Louvre, em Paris, um dos maiores centros de arte do mundo.
Initial plugin text
Desde então, a artista vem conquistando espaço fora do Brasil. Em 2023, foi premiada na categoria “Artistas – Destaques Internacionais”, no Top of Mind International, um dos mais prestigiados eventos de premiação da Europa.
Em novembro de 2024, suas obras também foram destaque na exposição “Olhares da Amazônia”, no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, em Brasília (DF) e agora vai expor em Nova York.
“Esse reconhecimento é o resultado da minha paixão e dedicação à arte. Cada passo dado foi uma conquista, e ver minha arte sendo apreciada além das fronteiras é um sonho realizado”, comemora.
Edina Costa no Senado Federal com Exposição “Olhares da Amazônia”
Reprodução/acervo pessoal
Arte com identidade amazônica
Edina segue uma missão clara: levar a Amazônia ao mundo através da arte. Suas pinturas, marcadas por cores vibrantes, retratam o cotidiano, os povos indígenas, a fauna e a flora da região. Mais do que estética, ela vê sua obra como um grito de preservação.
“Cada obra que crio é uma forma de expressar minha conexão com a natureza e de conscientizar as pessoas sobre a beleza e a fragilidade da nossa floresta”, afirma.
Além de representar Rondônia, Edina acredita que sua arte simboliza o Brasil em sua essência natural e cultural.
“Quero explorar novas técnicas, me conectar ainda mais com a essência da Amazônia e transmitir mensagens importantes através da minha arte”, conclui.
Obras de Edina Costa selecionadas para exposição em Nova York
Adicionar aos favoritos o Link permanente.