DENGUE: Sobe o número de mortes pela doença no Rio Grande do Sul; veja os dados

Mais um óbito por dengue foi confirmada no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria da Saúde, a morte mais recente é de uma moradora de Cachoeira do Sul. Trata-se de uma mulher de 87 anos, com comorbidades, que faleceu no dia 21 de abril. O óbito foi confirmado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) na última segunda-feira (5).

Mosquito da dengue | abc+



Mosquito da dengue

Foto: Freepik

Conforme o painel do governo do Estado, são oito óbitos por dengue no RS desde o início do ano. Porém, a reportagem apurou que há, pelo menos, mais uma morte confirmada pela doença no Estado, totalizando nove.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

No fim de abril, a prefeitura de Sapucaia do Sul confirmou a primeira morte por dengue de 2025. Conforme o município, trata-se de uma mulher de 48 anos que estava internada no Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) e era moradora do bairro São José. Ela faleceu no dia 26 de abril. Porém, o óbito ainda não havia sido contabilizado pela Secretaria da Saúde até esta quarta-feira (7).

Mortes por município:

  • Alvorada: 2
  • Cachoeira do Sul: 2
  • Sapucaia do Sul: 1*
  • Viamão: 1
  • Porto Alegre: 3

*Caso ainda não incluso no painel oficial do governo do Estado

Sintomas de dengue:

-febre alta, com duração de dois a sete dias,
– dor retroorbital (atrás dos olhos);
-dor de cabeça,
-dor no corpo,
-dor nas articulações,
-mal-estar geral,
-náusea,
-vômito,
-diarreia,
-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

Situação no RS

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 13.904 casos confirmados da doença, dos quais 11.683 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local). Em 2024, foram mais de 173 mil casos autóctones. Ao todo, foram 281 óbitos em virtude da dengue no ano passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.