PREVISÃO DO TEMPO: Chuva forte, ventos acima de 100 km/h e alerta vermelho do Inmet; saiba quais serão os dias de maior risco

A segunda metade desta semana já começou nublada ou com a presença de precipitação em alguns pontos do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7). E o decorrer dos próximos dias, como já informado por meteorologistas e pela Defesa Civil do Estado, é de alerta para a população gaúcha.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Rio Grande do Sul está em alerta de tempestade, emitido pelo Inmet, até sexta-feira | abc+



Rio Grande do Sul está em alerta de tempestade, emitido pelo Inmet, até sexta-feira

Foto: Pixabay

Conforme a MetSul Meteorologia, as condições meteorológicas serão favoráveis para chuva forte a torrencial com volumes altos em curto intervalo. Além disso, há possibilidade de temporais com raios, vento forte e queda de granizo, principalmente, entre quinta (8) e sexta-feira (9).

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já está com um alerta amarelo, de perigo potencial, para tempestade, vigente ate o fim da madrugada de quinta. Este, contudo, não contempla a região metropolitana. Para amanhã, os meteorologistas projetam outros dois avisos para tempestade, sendo um deles vermelho, de perigo grande perigo, e outro amarelo.

O primeiro estará vigente a partir das 4 horas da madrugada e abrange o sudoeste, o sudeste, o noroeste, o centro ocidental e o centro oriental do Rio Grande do Sul. A população destas regiões devem ficar atentos para chuva superior a 60 mm/h ou maior do que 100 mm/dia com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Há grande risco para danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviários.

SIGA O ABCMAIS NO LINKEDIN E ACOMPANHE CONTEÚDOS SOBRE ECONOMIA, CONCURSOS PÚBLICOS, EMPREGOS E MUITO MAIS

O segundo contempla o noroeste e o nordeste, a região metropolitana, o centro ocidental e o centro oriental do RS, bem como algumas regiões de Santa Catarina e Paraná. Este começa às 10 horas de quinta e segue até as 19 horas de sexta, com alerta para chuva de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e queda de granizo. Há baixo risco de corte de energia, estrago em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Alertas do Inmet vigentes para quinta e sexta-feira | abc+



Alertas do Inmet vigentes para quinta e sexta-feira

Foto: Reprodução/Inmet

O que traz tanta chuva ao RS?

De acordo com a MetSul, serão dois sistemas de instabilidade de características distintas que vão provocar a chuva e os temporais: uma frente quente no decorrer desta quinta-feira e uma frente fria que vai avançar pelo Estado ao longo da sexta.

No primeiro, uma corrente de jato e baixos níveis da atmosfera vai atuar no RS com ingresso de ar quente, o que vai determinar a formação de uma frente quente. Este fenômeno trará precipitação para várias regiões no começo de quinta, principalmente para pontos do oeste, centro, sul e leste. 

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil passa a emitir alertas climáticos com escalas de cores por grau de severidade; entenda

“O histórico mostra que frentes quentes, um fenômeno comum nos meses frios do ano e bastante frequente na climatologia de junho, costumam trazer chuva localmente forte, muitos raios e, sobretudo, granizo em vários pontos”, explicam os meteorologistas. 

Na metade norte, algumas regiões podem começar com chuva, mas o sol deve aparecer com vento Norte e temperaturas atipicamente quentes para maio, com máximas de 32°C a 34°C. Na sexta, contudo, a frente quente se converte em fria e move-se de sul a norte do Estado. Durante o deslocamento, ganha força e traz alerta para precipitação intensa em muitas cidades. Há possibilidade de alagamentos e inundações repentinas. 

A MetSul não descarta o risco de tornados “devido ao vento divergente pela corrente de jato”.

Quando cessa a chuva?

Segundo os meteorologistas, o ingresso de uma massa de ar mais seco e frio de alta pressão no sábado (10) afasta a frente fria do Rio Grande do Sul. O sol vai aparecer em todas as regiões com temperatura agradável e as mínimas ocorrendo à noite em diversas localidades.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.