Corpo de Bombeiros recebe sinal verde para reconstrução da sede destruída durante a cheia

O Estado confirmou, na segunda-feira (6), que repassará um investimento de R$ 2 milhões a ser usado na reconstrução da sede do Corpo de Bombeiros, destruída durante as cheias de maio do ano passado, em Canoas.

Antiga sede do Corpo de Bombeiros em Canoas será demolida para dar lugar à nova construção



Antiga sede do Corpo de Bombeiros em Canoas será demolida para dar lugar à nova construção

Foto: LEANDRO DOMINGOS/GES-ESPECIAL

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.

A unidade no bairro Mathias Velho teve a estrutura abalada após passar quase 30 dias debaixo d’água durante o período mais crítico da enchente que inundou o bairro, confirmou o comandante dos Bombeiros.

Atualmente à frente do 8º Comando Regional dos Bombeiros Militares de Canoas, o comandante Sandro Borges Selau explica que o processo começou em julho do ano passado. Posteriormente, acabou sendo constatada a avaria do prédio.

“Sabemos agora, por meio de um laudo da engenharia, que o prédio não poderá ser reutilizado, sendo necessário demoli-lo para que outro seja construído no lugar”, esclarece.

Conforme o comandante, não é possível estimar uma data para o começo das obras. Isso porque será preciso a aprovação do projeto, que deve incluir modernizações no prédio construído no começo dos anos 2000.

“Como era um prédio antigo, acredito que serão necessárias adequações ao projeto”, avalia. “A sede deve ficar no mesmo ponto até por ser um endereço importante no atendimento das ocorrências.”

Localizado na Avenida Rio Grande do Sul 1.830, a sede do Corpo de Bombeiros no Mathias Velho foi inaugurada em 2004 devido à necessidade de uma guarnição para atender à população com maior agilidade.

“A unidade foi criada no Mathias Velho porque existe a necessidade”, reforça. “A demanda de ocorrências no lado oeste de Canoas é enorme e nosso tempo de resposta com uma guarnição na área é melhor.”

O comandante lembra que, embora não esteja presente no bairro Mathias Velho, toda a estrutura segue combativa, atentando a ocorrência a partir da sede do Batalhão na Avenida Santos Ferreira 965.

“Ninguém extinguiu a unidade”, avisa. “Desde a enchente, toda a estrutura e pessoal seguem atendendo, mas se deslocam aqui da sede da Santos Ferreira para as ocorrências, o que não é fácil devido ao fluxo de trânsito.”

Preocupação

O anúncio de investimento na recuperação da unidade em Canoas ocorre em um momento de preocupação do Corpo de Bombeiros com o crescente número de ocorrências.

Conforme apontamento do 8º Comando Regional, aumentou em 41% o número de ocorrências atendidas pelos bombeiros da cidade no primeiro quadrimestre de 2025.

Foram 650 chamados de 1º de janeiro a 30 de abril, número muito superior às 461 anotadas em igual período de quatro meses no ano passado.

Somente incêndios aconteceram 212, sendo a maioria dos sinistros registrada no lado oeste, atingido pelas enchentes em 2024.

“Muitos destes incêndios estão relacionados a casas abandonadas durante o período das cheias”, explica o comandante. “Então existe a demanda em Canoas que já é historicamente alta, acrescida por ocorrências de casas abandonadas que acabam em chamas.”

BM também deve retornar

Durante a entrega do novo prédio da Delegacia de Homicídios de Canoas, na terça-feira (6), o secretário de Segurança do Município, Alberto Rocha, apontou que a Prefeitura auxilia a Brigada Militar (BM) na reconstrução da sede perdida durante a enchente histórica.

A lembrar, a 4ª Cia do 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) ficava ao lado do Corpo de Bombeiros, na Avenida Rio Grande do Sul, mas foi transferida para o Centro de Canoas diante da inviabilidade de recuperar o prédio destruído na cheia.

Segundo o comandante da BM em Canoas, o tenente-coronel Clóvis Ivan Alves, a corporação está em tratativas com a Prefeitura de Canoas para ser construída uma nova sede, que deve devolver à Brigada Militar um ponto fixo no Mathias Velho.

“Estamos em tratativas com a Prefeitura Municipal para a construção de uma sede nova na Mathias”, confirma. “Estamos com o projeto quase pronto para ser encaminhado para a Prefeitura, que sinalizou positivamente para a reconstrução de um prédio novo para voltarmos.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.