Trump diz que não reduzirá tarifas da China antes de iniciar negociações

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não está disposto a reduzir antecipadamente as tarifas sobre a China para desbloquear negociações mais substanciais com Pequim sobre comércio.

“Não”, disse Trump nesta quarta-feira (7), quando questionado por um repórter se estaria aberto a retirar suas tarifas de 145% sobre as importações chinesas para trazer a segunda maior economia do mundo à mesa de negociações.

Os comentários do presidente vêm dias antes de o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, se reunirem na Suíça com o vice-premiê chinês, He Lifeng, para discutir comércio. Trump falou durante uma cerimônia de posse de seu embaixador na China, David Perdue.

Leia mais: Bessent diz que “negociações” com a China começarão no sábado

A posição de Trump destaca a enorme divisão entre os EUA e a China em relação ao comércio e o difícil caminho que enfrentam para um possível acordo sobre níveis de tarifas mais baixos.

O presidente negou que os EUA tenham iniciado negociações comerciais com a China, afirmando que aqueles que alegam que as negociações ocorreram a pedido de Washington “deveriam voltar e estudar seus arquivos.”

Ele também afirmou que, anteriormente, o país estava “perdendo um trilhão de dólares por ano” para a China em comércio e que “agora não estamos perdendo nada” — uma aparente referência ao déficit comercial com Pequim.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Trump diz que não reduzirá tarifas da China antes de iniciar negociações appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.