Putin e Maduro anunciam acordo de cooperação entre Rússia e Venezuela

Aproveitando a visita de Nicolás Maduro em Moscou, a convite de Vladimir Putin, Rússia e Venezuela assinaram um acordo de cooperação e parceria estratégica entre os dois países, após reunião no Grande Palácio do Kremlin. A decisão foi anunciada pelos dois governos nesta quarta-feira (7/5).

Por meio de um comunicado, o Kremlin informou que as delegações de Moscou e Caracas, lideradas por Maduro e Putin, discutiram temas nas esferas política, comercial, científica, técnica, cultural e econômica.

O acordo ainda abrange o combate ao terrorismo e ao extremismo, o combate à glorificação do nazismo, controle de armas e cooperação pacífica no espaço. Tratados semelhantes só existem entre a Rússia e dois países: Irã e Coreia do Norte. 

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, casos específicos como petróleo e a atuação de empresas russas na Venezuela, também estiveram na pauta.

Maduro agredeceu apoio

No encontro com Putin, Maduro agradeceu o apoio de Moscou à Caracas – e consequentemente ao seu governo, apesar de contestado internacionalmente -, e falou em dar um novo impulso nas relações entre os dois países.

“Podemos dar um novo impulso ao desenvolvimento das nossas relações. Poderemos dar um salto qualitativo para cooperar em todas as áreas”, disse o presidente linha dura da Venezuela.

Dia da Vitória

Maduro chegou a Moscou nessa terça-feira (7/5) para participar das festividades que relembram o Dia da Vitória da extinta União Soviética contra a Alemanha Nazista, na Segunda Guerra Mundial.

A expectativa do Kremlin é de que líderes de 29 nações participem das celebrações, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.