Médicos do município participam de capacitação para implantação do projeto Farmácia Viva

A Secretaria da Saúde de São Leopoldo promoveu nesta quarta-feira (7) uma capacitação para os médicos da rede municipal, realizada no auditório da Unisinos. A atividade foi organizada pela Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc), em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e faz parte das ações preparatórias para o lançamento oficial do projeto Farmácia Viva, previsto para ocorrer no dia 17 de maio.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATAPP

O objetivo da capacitação é qualificar os prescritores para o uso de medicamentos fitoterápicos que serão produzidos e disponibilizados pelo projeto, fortalecendo e ampliando a Assistência Farmacêutica nos serviços municipais de saúde. O programa Farmácia Viva foi viabilizado por meio do Edital ainda no ano 2019, em parceria com Ministério da Saúde, mas sofreu atrasos por conta da pandemia e da enchente.

Médicos da rede municipal participam de capacitação para implantação do projeto Farmácia Viva em São Leopoldo



Médicos da rede municipal participam de capacitação para implantação do projeto Farmácia Viva em São Leopoldo

Foto: Jéssica Dias/Prefeitura de São Leopoldo

A primeira formulação a ser disponibilizada para a população será a Tintura de Melissa. O processamento, manipulação e controle de qualidade das plantas serão realizados na Farmácia de Manipulação da Unisinos, espaço destinado a ensino, pesquisa e extensão nas áreas de medicamentos e cosméticos.

“O Sus possui múltiplas versões que a população não conhece. O projeto representa um avanço importante para a promoção do uso racional e seguro de medicamentos naturais, oferecendo alternativas terapêuticas baseadas em evidências científicas e fortalecendo a integração entre saúde, educação e pesquisa no município”, destacou a secretária da Saúde Kelbe Gonçalves.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.