Leite afirma que o Rio Grande do Sul ainda está se recuperando, um ano após enchentes

Um ano após as enchentes históricas que arrasaram o Rio Grande do Sul, o estado ainda sofre as consequências da catástrofe climática. Durante o período das enchentes, 95 municípios gaúchos entraram em calamidade e mais de 300 em situação de emergência. Em todo o estado, 600 mil pessoas ficaram fora de casa e 80 mil pessoas em abrigos.

Ao programa InfoMoney Entrevista, o governador do estado, Eduardo Leite, afirmou que aquele “foi um momento dramático para os gaúchos. Nós sofremos muito com perdas de vidas, com pessoas que estão desaparecidas ainda, e, claro, com todas as cidades que foram impactadas.”

Segundo dados da Defesa Civil do estado, 184 pessoas morreram da tragédia e 25 seguem desaparecidas.

  • Leia também: Tecnologia contra tragédias: Como startups ajudaram o RS a superar as enchentes

À frente do governo do estadual, Eduardo Leite teve que assumir a missão de recuperar o estado. “É um desastre de proporções nunca antes vistas no Brasil, nessa dimensão de impacto de municípios, de empresas, de casas atingidas. “Pelo menos, 94% dos bloqueios rodoviários já foram resolvidos. A gente está fazendo agora investimentos para tornar as nossas rodovias mais resilientes”, informou ao InfoMoney Entrevista. Obras de infraestrutura importantes, como diques, no entanto, ainda estão em fase de estudo ou projeto.

Plano Rio Grande

Segundo Leite, a boa notícia é que o estado está superando e tem um plano, que é o Plano Rio Grande, com uma série de iniciativas que foram estabelecidos para a reconstrução.

Depois da tragédia, o estado passou a investir no planejamento dos sistemas de proteção contra as cheias e na ampliação da capacidade de resposta para preservar as vidas. O governador prometeu um sistema de prevenção mais robusto, que pode se tornar um exemplo para o Brasil, em termos de estrutura de sistema de diagnóstico e de preparação para eventuais novos desastres.

  • Leia também: Chuvas do RS geram R$ 5,6 bi em pedidos de indenização, aponta levantamento

“Eu tenho certeza absoluta que, ao longo dos próximos anos, o Rio Grande do Sul vai poder ser um bom exemplo a todos os Estados brasileiros de como estar preparado e ter a capacidade de resposta. Porque aconteceu com o Rio Grande do Sul dessa vez. Mas poderá acontecer ali na frente com outros estados”, alerta

O governador diz que a União fez um aporte numa conta específica, num fundo que vai financiar esses sistemas de proteção no Estado. Alguns projetos já estão mais adiantados e ouros ainda em fase de estudos.

A entrevista completa você assiste no canal do InfoMoney no Youtube.

The post Leite afirma que o Rio Grande do Sul ainda está se recuperando, um ano após enchentes appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.