Fetur 2025: Piauí aposta no despertar turístico do destino

Fetur acontece Centro de Convencoes de Teresina Foto Rafael TorresME scaled Fetur 2025: Piauí aposta no despertar turístico do destino

Fetur acontece Centro de Convenções de Teresina (Fotos Rafael Torres/M&E)

TERESINA – O Piauí está on. A primeira Feira do Turismo (Fetur) edição Piauí 2025, abre nesta quinta-feira (8), no Centro de Convenções de Teresina, e segue até sexta-feira (9) para consolidar o mercado de turismo no estado. O objetivo do encontro é promover as potencialidades turísticas do estado e fortalecer o mercado turístico regional. O evento é organizado pela Fecomércio-PI e a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo do Piauí (ABBTUR-PI), com apoio do Governo do Estado, Sebrae e prefeituras locais.

A Fetur conta com mais de 40 expositores, incluindo operadoras como CVC Viagens, Azul Viagens, Masterop e Befly, comenta Alex Albuquerque, presidente da ABBTUR-PI. A expectativa é receber mais de 5 mil participantes, entre agentes de viagens, operadores e profissionais do setor. A área do evento ultrapassa 3 mil metros quadrados, com auditório para 1.500 pessoas e salas de capacitação para 120 participantes.

O Piauí ganhou este evento que abre definitivamente as portas do estado para o turismo nacional. Serão exibidas belezas e atrativos naturais únicas, sabores, história e arte. “Chegou a vez do Piauí, sem dúvida, a partir da Fetur, o destino da vez”, diz Albuquerque.

A programação inclui exposição de destinos, palestras e capacitações, com foco na qualificação dos polos turísticos do Piauí. Estados vizinhos como Paraíba, Maranhão e Ceará também participarão, consolidando a feira como uma iniciativa regional.

Credenciamento scaled Fetur 2025: Piauí aposta no despertar turístico do destino

Credenciamento

Estão confirmadas as presenças de líderes de entidades nacionais, como os presidentes do Fornatur, Braztoa, Abav Nacional e ABIH. Para o evento foram organizadas caravanas aéreas e terrestres, com ônibus partindo de cidades como Fortaleza, São Luís e Jericoacoara, além de localidades do sul e litoral do Piauí. A estimativa é de que cerca de 400 pessoas cheguem por essa via.

Atrativos – Aqui no Piauí, entre os variados atrativos naturais, destaque para a Serra da Capivara, o Parque Nacional de Sete Cidades, a forte cena religiosa no interior do estado voltada para o Turismo Religioso, e um litoral embora o menor dos estados brasileiros, incomparável, incluindo Barra Grande e o Delta do Parnaíba.

“O objetivo da feira é promover o Piauí como um destino competitivo no Brasil e no exterior, a partir de suas potencialidades turísticas que serão apresentadas por meio de polos temáticos, como o religioso, o de aventuras e mistérios, e o litoral. A Rota das Emoções, que conecta destinos como Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, também será destaque, enfatizando a posição estratégica do Piauí no roteiro”, explicou Albuquerque.

Rodada de negócios – A feira contará com rodadas de negócios, um núcleo de conteúdo e dois Famtours: um para o litoral do estado, incluindo Barra Grande e o Delta do Parnaíba, e outro para a Serra da Capivara, reconhecida por suas pinturas rupestres e relevância histórica. O evento busca consolidar o Piauí como um destino relevante no mercado turístico, incentivando o desenvolvimento de novos produtos e serviços.

O M&E viaja com proteção GTA

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.