Após deputado federal, distrital pede impeachment de Lula

O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) apresentou um pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alegando que o governo petista “viola princípios da moralidade e impessoalidade” e “é omisso com atos ilícitos”.

Entre os casos elencados pelo parlamentar para justificar o pedido, estão a fraude no INSS e possíveis distorções nas contas do Ministério da Saúde no ano de 2023.

O parlamentar, que integra a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLFDF), acusa o governo Lula de favorecimento político com recursos públicos, manipulação de empresas estatais no processo de indicação para cargos desses órgãos.

“O retorno ao poder não significou mudança de conduta: ao contrário, há um padrão de governança que prioriza interesses partidários, alianças fisiológicas e aparelhamento do Estado em detrimento da República e do interesse público”, argumenta o deputado.

Apesar das diversas alegações, em anexo ao pedido constam somente links de notícias que reportam casos associados ao INSS e ao Ministério da Saúde.

O documento foi protocolado no Congresso na última terça-feira (6/5), direcionado ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) — responsável pela decisão inicial sobre aceitação da denúncia.

No mesmo dia, o deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES) também protocolou um pedido de impeachment do presidente Lula em função os descontos indevidos nas aposentadorias que são investigados pela Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) no recente escândalo do INSS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.