Novo Papa é eleito: Dom João Francisco Salm celebra escolha e destaca compromisso com a doutrina social da Igreja

A tão aguardada fumaça branca surgiu na manhã desta quinta-feira (8), no segundo dia de conclave, sinalizando a eleição do novo papa. O norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido pelos demais cardeais e adotará o nome de Leão XIV.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Dom João Salm | abc+



Dom João Salm

Foto: Divulgação

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Dom João Francisco Salm, bispo da Diocese de Novo Hamburgo desde sua nomeação pelo papa Francisco em 19 de janeiro de 2022, comentou sobre a eleição do novo pontífice. Ele afirmou estar pessoalmente muito contente com a escolha e destacou a importância da unidade na Igreja.

Perfil do novo pontífice

“Para mim, qualquer um dos cardeais que fosse eleito seria o papa, e eu viveria com ele a união que é própria da Igreja Católica. Fico feliz por saber que é alguém que conhece a realidade da América Latina, já esteve por aqui. Apesar de ser dos Estados Unidos, o novo papa tem experiência em Roma e fala com fluência inglês, italiano e espanhol, o que facilitará a comunicação com diversas comunidades”, destacou Dom João Francisco.

Compromisso social da Igreja

O bispo também elogiou o primeiro discurso de Leão XIV, que homenageou o papa Francisco, clamou por paz e destacou a força da fé em Cristo ressuscitado. Ele ainda comentou sobre o estilo próprio do novo pontífice.

“Ele demonstrou autenticidade ao não imitar o estilo de Francisco em sua primeira aparição. A escolha do nome Leão XIV remete ao papa Leão XIII, autor da encíclica Rerum Novarum, que inaugurou a Doutrina Social da Igreja em 1891. Nós não somos nem um socialismo comunista, nem capitalista selvagem, nós temos uma outra visão das coisas que é aquilo que a igreja ensina na sua doutrina social: a vida e a preocupação com o bem comum, aquilo que se afina ao Evangelho de Jesus”, explicou.

Dom João Francisco encerrou sua declaração pedindo bênçãos para o novo papa: “Que Deus abençoe Leão XIV, lhe conceda saúde e força para enfrentar os desafios que certamente virão.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.