Nutri explica como a “planta da imortalidade” pode ajudar a emagrecer

Apelidada de “planta da imortalidade” por conta da longevidade observada nos consumidores, a jiaogulan dispõe de ação antioxidante potente. Além de auxiliar na proteção cardiovascular, a erva batizada cientificamente de Gynostemma pentaphyllum pode ajudar no processo de emagrecimento.

De acordo com o nutricionista Fernando Castro, de Brasília, a “planta da imortalidade” atua de forma multifatorial no processo de perda de peso. “Melhora a sensibilidade à insulina, reduz a inflamação sistêmica, modula o cortisol e ainda favorece a termogênese”, cita.

4 imagens

Conforme o nutricionista, a erva é rica em saponinas do tipo gipenosídeo, compostos adaptógenos que auxiliam o corpo a lidar com estresse físico e metabólico

A planta tem ativos que favorecem a longevidade
Folhas secas de Gynostemma pentaphyllum
1 de 4

Fernando Castro explica sobre como a “planta da imortalidade” pode contribuir com o processo de emagrecimento

Getty Images

2 de 4

Conforme o nutricionista, a erva é rica em saponinas do tipo gipenosídeo, compostos adaptógenos que auxiliam o corpo a lidar com estresse físico e metabólico

Getty Images

3 de 4

A planta tem ativos que favorecem a longevidade

Getty Images

4 de 4

Folhas secas de Gynostemma pentaphyllum

Getty Images

O nutricionista especialista em emagrecimento emenda ao dizer que a Gynostemma pentaphyllum oferece esses benefícios “sem provocar estímulo exagerado ao sistema nervoso central, como a cafeína“. “Em estudos, o uso regular se mostrou eficaz na redução de gordura corporal e no controle do apetite, quando associado a uma rotina alimentar bem ajustada”, frisa.

Caso queira emagrecer e veja a jiaogulan como “fórmula perfeita”, Fernando deixa um conselho: “A planta não faz milagre sozinha, mas potencializa resultados quando usada com critério”. Antes de recorrer à erva para contribuir com a perda de peso, o especialista orienta procurar um atendimento especializado.

Foto colorida de folhas da planta jiaogulan - Metrópoles
O especialista menciona que a Gynostemma pentaphyllum ajuda no controle do apetite

Consumo da “planta da imortalidade”

Conforme o especialista, os benefícios da Gynostemma pentaphyllum podem ser obtidos por meio do consumo em forma de chá, preparado com as folhas secas. Outra opção é a ingestão de cápsulas, com extrato líquido ou em pó. Também existe o uso in natura, mas não é comum em razão do sabor amargo.

“No consultório, eu costumo sugerir o uso em cápsulas em protocolos de rotina, principalmente quando o objetivo é regular o cortisol, reduzir o estresse e ou modular a inflamação”, garante Fernando.

Foto colorida de xícara branca com folhas e chá de jiaogulan - Metrópoles
Uma forma de obter os benefícios da “planta da imortalidade” é por meio do chá

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.