TORNADO: Cidade do RS tem área destruída pelo fenômeno climático extremo com vento que pode ter chegado a 150 km/h; veja fotos

A força de um tornado destruiu área rural do município de Erval Grande, no Norte do RS, quase divisa com Santa Catarina, na tarde de sexta-feira (9).

A ocorrência do fenômeno extremo com vento rotacional foi confirmada pela MetSul Meteorologia, que já previa condições climáticas favoráveis para formação tornados.

Tornado causa destruição em área rural de Erval Grande | abc+



Tornado causa destruição em área rural de Erval Grande

Foto: Rádio Erval FM 104.9/Redes sociais

O tornado, por volta das 14h30, derrubou redes elétricas, árvores, postes e destelhou ainda dezenas de casas e também galpões, aviários e chiqueiros.

De acordo com a rádio Erval FM, nenhuma pessoa ficou ferida durante a passagem do fenômeno. Cerca de 250 residências foram atingidas e 40 famílias ficaram desalojadas no interior da cidade.

Galpões foram destelhados em Erval Grande | abc+



Galpões foram destelhados em Erval Grande

Foto: Rádio Erval FM 104.9/Redes sociais

Vento de 150 km/h

A MetSul descreve que “o padrão concentrado dos danos e a intensidade dos ventos não deixam qualquer dúvida que se tratou de um tornado, o que é corroborado por imagens de radar meteorológico”.

Contudo, a intensidade do fenômeno apenas poderá ser classificada após análise de campo, “mas a nossa melhor estimativa com base na análise dos danos sugere um tornado na faixa intermediária da categoria F1 da escala Fujita com vento ao redor de 150 km/h”.

Tornado em Erval Grande arrancou árvores em área rural da cidade | abc+



Tornado em Erval Grande arrancou árvores em área rural da cidade

Foto: Rádio Erval FM 104.9/Redes sociais

O que é um tornado 

Entre os fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos, estão tornados. Eles são caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra, explica a empresa.

“Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade devastadora, capaz de causar grande destruição em segundos a minutos. A escala Fujita, frequentemente usada para classificar a intensidade de tornados, varia de F0 a F5, sendo F5 o mais poderoso.”

Casas e árvores também foram afetados pelo tornado | abc+



Casas e árvores também foram afetados pelo tornado

Foto: Rádio Erval FM 104.9/Redes sociais

Fonte: MetSul Meteorologia

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.