Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic: SUV ou tapete voador?

Quando o assunto são os sedans, é quase inevitável lembrar dos modelos da Mercedes-Benz. A marca, carrega uma tradição de 72 anos, iniciada com o 180 Ponton da geração W120, produzido até 1962. Com o tempo, a Mercedes-Benz não se limitou aos sedans e também ingressou no segmento dos SUVs, que viria a se tornar outra de suas especialidades.

Tudo começou com o Classe G, originalmente desenvolvido para uso militar e lançado ao público civil em 1979. Com o tempo, ele se transformou em um verdadeiro ícone. Do G — abreviação de Geländewagen, ou veículo para terrenos difíceis — à linha ML e, mais recentemente, ao GLE, muita coisa mudou, sem perder a robustez e o prestígio.

Sendo o Classe G o marco inicial da trajetória dos utilitários esportivos da marca, a reorganização das nomenclaturas em 2014 trouxe mais clareza à linha. A partir daí, a sigla GLE passou a identificar o SUV correspondente à Classe E — assim como o GLA se refere ao utilitário da Classe A, e o GLS, ao modelo derivado do Classe S. Simples, não é mesmo?

Atualmente, o Mercedes-Benz GLE está disponível no mercado brasileiro em duas carrocerias: SUV, a partir de R$ 744.900, e SUV cupê, com preço inicial de R$ 844.900. O modelo reúne o melhor de dois mundos: o requinte e o amplo espaço interno para até sete ocupantes, aliado à eletrificação, que contribui para o consumo a redução de poluentes.

SUV Mercedes-Benz 450d azul de traseira com os faróis ligados e fundo branco
Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

O encanto por trás do Mercedes-Benz GLE

O Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic combina um motor seis cilindros em linha 3.0 turbodiesel com um sistema híbrido-leve de 48 volts. Esse conjunto conta com o Gerador de Partida Integrado (ISG), que une motor de partida e alternador em uma única unidade elétrica, posicionada entre o propulsor e a transmissão automática de nove marchas 9G-Tronic.

Essa equação resulta em 37 cv a mais em relação ao modelo anterior, totalizando 367 cv e 76,5 kgfm, disponíveis entre 1.750 e 2.800 rpm. Na prática, esses números se traduzem em acelerações vigorosas, especialmente em baixas e médias rotações — mesmo com os 2.405 kg de peso em ordem de marcha.

Detalhe da dianteira do SUV Mercedes-Benz 450d
Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

Embora o sistema MHEV (híbrido-leve) não seja responsável pela tração, ele oferece um auxílio importante, além de melhorar a eficiência no consumo de diesel. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, o GLE crava médias urbanas de 8,4 km/l e rodoviárias de 10,6 km/l. Bons números em um SUV que possui 2.405 kg.

O GLE ocupa uma posição intermediária na família GL, oferecendo o equilíbrio como principal característica. Cada detalhe é projetado para oferecer uma progressão impecável, desde o movimento de sucção das portas, que evita batidas indesejadas, até a partida suave do propulsor.

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

SUV com cheiro de jato executivo

Sob o capô, o motor seis cilindros em linha 3.0 turbo com injeção direta, duplo comando de válvulas e variação na admissão e no escape acorda com absoluto silêncio, mas se faz notar por um ronco baixo e profundo. No GLE 450d 4Matic, tudo acontece com progressão, refletindo o equilíbrio entre desempenho e luxo.

Desde a partida até o trabalho do câmbio, o comportamento é voltado para o conforto dos até sete ocupantes. Apesar de suas dimensões imponentes, com 4,92 m de comprimento, o SUV se destaca pela facilidade de condução e estacionamento, graças a uma extensa lista de assistentes tecnológicos.

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

Uma vez dentro, é difícil querer sair do habitáculo. Não apenas pelo luxo proporcionado pelos materiais de alta qualidade e acabamentos impecáveis, mas também pela experiência ao volante. Assim como no GLS, EQS e Classe G, o aroma da cabine é similar ao de um jato executivo, acrescentando uma camada extra de sofisticação ao ambiente, que ainda oferece o pacote de iluminação interna configurável.

O Mercedes-Benz GLE é o tipo de carro que permite realizar uma viagem de mais de 2.000 km com a sensação de que nada ocorreu, graças ao design ergonômico dos bancos frontais ajustáveis eletricamente — uma comodidade que também se estende à segunda fileira. Os comandos, localizados nas laterais das portas, garantem facilidade, sendo uma característica clássica dos modelos do fabricante.

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

Comandos elétricos para todos os lados

Além dos ajustes elétricos dos bancos, a coluna de direção também pode ser regulada eletricamente. Até os dois bancos extras são rebatidos ou colocados em uso com o simples toque de um botão. No entanto, acessar a terceira fileira exige um pouco de contorcionismo.

Lá atrás, só adultos de estatura baixa ou mediana se acomodam confortavelmente. O porta-malas acomoda 630 litros com cinco passageiros, mas reduz para uma capacidade volumétrica de 120 litros, com todos os bancos em uso. O processo de carregamento é facilitado pela suspensão traseira, que pode ser abaixada por meio de um botão.

Não é só o luxo que se destaca no habitáculo do Mercedes-Benz GLE, mas também o generoso espaço para as pernas e joelhos, proporcionado pelos 2,99 m de entre-eixos. A amplitude interna é ainda mais acentuada pelo teto solar panorâmico, que também contribui para um ambiente mais arejado e refresca as ideias dos passageiros.

À frente dos olhos do motorista, o quadro de instrumentos se integra à central multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que oferece conectividade com Android Auto e Apple CarPlay. Ambas as telas têm 12,3 polegadas, enquanto o Head-Up Display projeta informações importantes no para-brisas, e o som Burmester reúne 13 alto-falantes e 590W.

Mercedes-Benz GLE é puro Heavy Metal

O Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic não encanta apenas pelas suas reações, mas também pela maneira como transmite os 367 cv e 76,5 kgfm para o solo. Quando dirigido de forma comedida, o câmbio realiza as trocas de marchas rapidamente, favorecendo o conforto acústico e a eficiência no consumo de diesel. No entanto, ao pressionar o pedal do acelerador, a história muda completamente.

O que antes acontecia de forma suave, agora é transmitido com brutalidade. Ele arranca com vigor, e a experiência ao volante é intensificada pelo ronco do motor seis cilindros em linha, que se afina nas altas rotações. A transmissão 9G-Tronic realiza as trocas de marchas rapidamente e não hesita nas reduções, proporcionando uma resposta precisa e ágil.

Detalhe do painel do SUV Mercedes-Benz GLE 450 4Matic
Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

Tudo isso, possibilitando um 0 a 100 km/h em ágeis 5,6 segundos, com 250 km/h de velocidade máxima. O comportamento do GLE pode ser ajustado dependendo o modo de condução selecionado. São eles: Eco, Comfort, Sport, Off-Road e Individual. O primeiro mira na eficiência e reações comedidas, enquanto o Sport libera todo o potencial.

A eletrificação proporcionada ao GLE com tecnologia de 48 volts e Gerador de Partida Integrado beneficia essa dirigibilidade e o sistema desempenha funções de aceleração, recuperação, assim como a partida quase imperceptível do motor durante a função start/stop, cujo funcionamento é suave tanto ao desligar quanto religar o motor.

Tapete voador

O conjunto adota uma arquitetura independente com braços sobrepostos tanto na frente quanto na traseira, que encantam ao filtrar e absorver as irregularidades do nosso mal pavimentado asfalto. Assim como o Volvo EX90, a sensação é de estar caminhando sobre nuvens, tamanha a suavidade.

Sem dúvida, a maciez da suspensão é um capítulo à parte, proporcionando um conforto excepcional durante a condução. Não apenas isso, como as grandes rodas de 20 polegadas calçam pneus de medidas 275/50, e o bom perfil 50 coopera no trabalho na absorção dos impactos. Já a direção assistida eletricamente é bem leve, além do diâmetro de giro facilitar as manobras em locais (bem) apertados. 

Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic [Divulgação]

Além disso, não se embola facilmente em valetas ou lombadas mais pronunciadas, graças aos seus ângulos de entrada e saída de 25 graus, e a altura em relação ao solo de 18 cm. Essa configuração também permite encarar trajetos leves fora de estrada, com a tração integral nas quatro rodas 4Matic, que atua sob demanda.

Embora seja grande e alto, com 1,79 m de altura, a dinâmica do GLE não reflete o porte imponente do SUV. Ele contorna as curvas com agilidade, sem transmitir grande inclinação da carroceria. Esse controle refinado é possível graças às suspensões pneumáticas em ambos os eixos, que garantem um comportamento mais estável e preciso.

Segurança

O pacote de assistentes de condução do Mercedes-Benz GLE reúne funções avançadas, como o Assistente de Distância Ativa DISTRONIC, o Assistente de Direção Ativa e o Assistente de Sinalização de Trânsito. Já o Pacote de Estacionamento, que inclui a câmera de 360°, facilita as manobras em vagas paralelas ou perpendiculares.

Uma novidade é a função “capô transparente”, disponível no programa off-road. Essa função exibe uma visão virtual da parte dianteira do veículo, proporcionando uma visualização mais clara em terrenos íngremes. As imagens são geradas pela câmera 360°identificando melhor obstáculos, como pedras grandes ou buracos profundos.

Painel do SUV Mercedes-Benz GLE 450d 4Matic
Mercedes-Benz GLE 450d [Divulgação]

A função também se mostra útil ao transitar por rampas ou elevações. Além disso, a câmera também permite que o motorista visualize os semáforos, aumentando a praticidade e a segurança ao dirigir em áreas urbanas.

Veredicto

Em termos de luxo e requinte, o GLE 450d 4Matic é um capítulo à parte. Combina o motor a diesel com eletrificação para ser um SUV prazeroso ao volante, ideal para longas viagens sem a preocupação de paradas frequentes para abastecimento. Além disso, esse verdadeiro transatlântico sobre quatro rodas isola os ocupantes do mundo exterior com excelência.

As suspensões pneumáticas garantem alto nível de conforto, enquanto o pacote de assistentes de segurança — os “anjos da guarda” — é completo. Para quem busca um utilitário esportivo capaz de transportar até sete passageiros e ainda oferecer um porta-malas espaçoso, o GLE é uma escolha mais do que recomendada.

O que você acha dos utilitários esportivos da Mercedes-Benz? Prefere eles ou os modelos da Audi, BMW ou Volvo? Compartilhe sua opinião nos comentários!


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