Por que a Ram Rampage não tem a terceira luz de freio? É ilegal?

Voltada a segurança, a terceira luz de freio, ou break-light, se tornou comum nos carros de passeio brasileiros por conta da lei. Ela é sempre centralizada e comumente mais alta do que as lanternas e tem como objetivo alertar o motorista que o carro à frente está freando. Mas por que a Ram Rampage não tem a terceira luz de freio?

Consultada pelo Auto+, a Stellantis declarou que “conforme resolução 970/22 do Contran, não há obrigatoriedade da terceira luz de freio para veículos comerciais leves (N1) com compartimento de carga aberto, que é o enquadramento da Rampage e de outras caminhonetes”.

Ou seja, a lei permite que veículos comerciais leves com compartimento de carga aberto, vulgo caminhonetes, não tenham a terceira luz de freio. Como acontece em vários casos de trabalho com esses veículos, o brake light pode ficar oculto por alguma carga mais alta ou posicionada à frente dele.

Ram Rampage Laramie 2.2 [Foto: Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Apesar de ser obrigatória a instalação desse item em carros de passeio, como a Ram Rampage é considerada um veículo comercial, a Stellantis está suplantada pela lei que permite a ausência do brake light. Isso também é visto em algumas versões de outras caminhonetes, como a Fiat Strada.

A culpa é da Fiat Toro

Contudo, a Stellantis também poderia ter instalado a terceira luz de freio por conta própria, e não obrigada por uma lei. Considere que a Fiat Toro, por exemplo, conta com esse aparato. E é justamente por culpa da Toro que a Ram Rampage não tem o brake light.

Fiat Toro Endurance T270
[Rafael Dea / Auto+]

Estruturalemnte, Toro e Rampage compartilham milhares de componentes. A Ram é baseada na Fiat e surgiu depois dela, por isso existem algumas soluções pensadas para a Toro e que foram adaptadas na Rampage. Na caminhonete da Fiat, a terceira luz de freio é posicionada no rack de teto. E a Rampage não tem rack.

A justificativa da Stellantis para essa questão é que “a oferta de equipamentos entre os diferentes modelos do grupo leva em conta a estratégia individual de cada marca da Stellantis”. Ou seja, para aproximar a Rampage das gigantes 1500, 2500 e 3500, optou-se por não ter rack de teto.

Ram Rampage Rebel diesel de traseira
Ram Rampage Rebel diesel [divulgação]

A consequência, por compartilhar a estrutura com a Fiat Toro, é que a Rampage ficou sem a terceira luz de freio. Repare que a versão Endurance da Toro, que tem um rack de teto minúsculo para suplantar o brake light. Já sua prima, abdicou do item para preservar o visual ligado às caminhonetes americanas.

Você acredita que a terceira luz de freio deveria ser obrigatória também em caminhonetes? Conte nos comentários. 


O post Por que a Ram Rampage não tem a terceira luz de freio? É ilegal? apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.