DIRETO DO VATICANO: Os gaúchos no primeiro encontro do novo papa com o povo na Praça São Pedro

Vaticano, 9h30 de domingo (11). Ainda faltam duas horas e meia para a primeira oração do novo papa, Leão XIV, mas fiéis já tomavam a Praça São Pedro para vê-lo. Aos poucos, a plateia foi aumentando. Pontualmente às 12 horas (Roma, 7 horas no Brasil), o papa surgiu na sacada da basílica, a mesma onde ele apareceu logo após sua eleição, na quinta-feira.

CLIQUE AQUI para ver todos os conteúdos de Daniel Scola, direto do Vaticano

Gaúcho de Erechim destaca a mensagem de paz do papa | abc+



Gaúcho de Erechim destaca a mensagem de paz do papa

Foto: Daniel Scola/Especial

Emoção

Neste tipo de evento, é sempre comovente ver o esforço de fiéis. Famílias, padres, freiras, gente de bengala, usuários de cadeiras de rodas, senhores, senhoras. Eles se espremeram entre a multidão para ouvir o novo papa. O gaúcho Gênio Valão, de Erechim, era um deles. Visivelmente emocionado, disse logo após a oração que “o papa passa uma mensagem clara de paz para o mundo”.

Dona Marisa, de Caxias do Sul, conta ter se emocionado | abc+



Dona Marisa, de Caxias do Sul, conta ter se emocionado

Foto: Daniel Scola/Especial

Primeira mensagem do novo papa

Leão XIV falou sobre a necessidade de cessar-fogo na Ucrânia, da urgência na liberação de reféns no Oriente Médio e da ajuda humanitária na Faixa de Gaza. Lembrou que a Segunda Guerra Mundial deixou 60 milhões de mortos. Também saudou todas as mães pelo seu dia. Dona Marisa, de Caxias do Sul, disse que foi o que mais a marcou. “Me emocionei muito. A mensagem dele foi tocante, reforça a ideia bíblica de que não devemos ter medo.”

We love you

Marylin Lewis, de Nova York, com seu poodle no colo, bradava a plenos pulmões: “Nós te amamos!” Ela se disse muito feliz, ainda mais por Leão XIV ser o primeiro americano a ocupar a posição de chefe da Igreja Católica. “Não sou católica, mas isso não significa que não gosto do papa. Pelo contrário, eu já amava o anterior.”

Aposta

O padre gaúcho Antonio Hofmeister, que trabalha no Vaticano, compilou os dados de 14 agências de notícias que cogitaram os nomes de papáveis na semana passada. Destas, só quatro mencionaram o nome do cardeal Robert Prevost. São elas: Associated Press, CNN, France Press e Independent.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.