5 alimentos que você nunca deve congelar, segundo nutricionista

Congelar alimentos é uma das estratégias mais práticas para organizar a rotina e, claro, evitar desperdícios na cozinha. Embora o hábito seja um dos métodos mais eficazes para preservar alguns ingredientes e receitas a longo prazo, ele pode acabar alterando de forma irreversível a textura, o sabor e até o valor nutricional de alguns itens.

Para ajudar os leitores a diferenciar quais alimentos não reagem bem quando conservados em baixas temperaturas, a coluna Claudia Meireles recorreu ao nutricionista Lucas Felisberto. O expert criou uma lista com os cinco principais produtos que nunca devem ser levados ao congelador.

Veja os alimentos que devem ficar longe do congelador

Embora o congelamento preserve os nutrientes na maioria dos casos, Lucas Felisberto chama atenção para os itens ricos em vítaminas C e algumas do complexo B, como, por exemplo, frutas como acerola, laranja, além de vegetais como brócolis.

“Elas podem sofrer leve degradação, principalmente, quando expostas por longos períodos ao congelador. Ainda assim, a perda costuma ser pequena, desde que o alimento seja bem armazenado e consumido dentro de um prazo razoável”, explica.

Alimentos congelados no congelador. Vegetais congelados, sopa, refeições prontas no congelador
Alguns alimentos podem ter a textura, o sabor e até o valor nutricional alterados quando são conservados em baixas temperaturas

Lucas também cita os vegetais com alto teor de água, como alface e pepino. Segundo ele, esses ingredientes perdem a estrutura celular e adquirem uma textura desagradável ao serem descongelados.

Maionese, molhos engrossados com amido e cremes delicados também entram na lista. “Eles tendem a talhar ou se separar, comprometendo sabor, aparência e consistência”, afirma o especialista.

3 imagens

Alface é rica em nitrato

Comer pepino faz bem para a saúde da pele
1 de 3

Laranja é rica em vitamina C

Getty Images

2 de 3

Alface é rica em nitrato

iStock

3 de 3

Comer pepino faz bem para a saúde da pele

Alberto Rojas Garcia/Getty Images

Apesar de pouco usual, congelar os ovos crus com casca não é recomendado pelo nutricionista e, inclusive, pode acabar com os planos de tornar a rotina mais prática. “Eles podem estourar devido à expansão do líquido interno em baixas temperaturas”, explica.

Voltar para o congelador não é uma opção!

Outro cuidado importante está em voltar para o congelador alguns itens que já foram descongelados. “Alimentos crus que já foram descongelados não devem voltar ao freezer, pois isso favorece a proliferação de bactérias. A exceção é quando o alimento é cozido após o descongelamento — nesse caso, pode ser congelado novamente com segurança”, orienta.

O especialista alerta que produtos enlatados podem sofrer alterações por conta do metal presente na embalagem

Por fim, o expert pede atenção aos produtos enlatados. Lucas adverte que não se deve congelar alimentos diretamente nas latas, pois o metal pode sofrer alterações que comprometem o produto. “Se quiser congelar, transfira o conteúdo para um recipiente apropriado antes.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.