Atrasos em pagamentos preocupam os conselhos de Novo Hamburgo

A plenária ordinária do Fórum dos Conselhos Municipais ocorreu na manhã de sexta-feira (9) com a presença de representantes dos conselhos municipais e entidades em Novo Hamburgo. Durante o encontro, conselheiros expuseram suas preocupações com os atrasos de repasses financeiros destinados à manutenção das instituições que oferecem cuidados a idosos, crianças e adolescentes.

Plenária contou com a presença do prefeito Gustavo Finck | abc+



Plenária contou com a presença do prefeito Gustavo Finck

Foto: Susi Mello/GES-Especial

O prefeito Gustavo Finck afirmou que os pagamentos referentes a 2024 e janeiro deste ano foram efetuados e destacou os desafios enfrentados pela Administração Municipal devido à crise financeira. O chefe do Executivo frisou que está fazendo todos os esforços para atender as demandas. “Estou muito feliz pelo diálogo com os conselhos e com a comunidade, com muita transparência, para construir Novo Hamburgo”, comentou.

CONFIRA: Quase 30 mil pessoas podem ter o título de eleitor cancelado na região; saiba como regularizar 

Cobranças

O encontro, realizado na Casa dos Conselhos, no Centro, foi liderado pela secretária do Fórum dos Conselhos e presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa (CMDCI), Leny Camargo Fisch, que convidou a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea), Claudete Schneider.

“É fundamental que haja um alinhamento entre o prefeito e todos os conselhos para resolver essas questões”, frisou Leny. Ela exemplifica que lares de longa permanência de idosos e também os abrigos que acolhem crianças e adolescentes enfrentam dificuldades financeiras para a manutenção, sendo que alguns até encerraram atividades pela falta de recursos. “Devemos ter mais ou menos 900 idosos em abrigos e uma grande parte são de vagas compradas pela Prefeitura. O idoso paga até 70% e o restante é a Prefeitura.”

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Previsão de normalização

Durante o encontro, o prefeito enfatizou que a gestão municipal anterior deixou uma dívida a ser quitada. “Fizemos todos os pagamentos que estavam atrasados desde outubro e pagamos até janeiro. Agora, estamos iniciando o pagamento do mês de fevereiro das entidades. Queremos até a metade do ano quitar os atrasados e buscar novos recursos”, frisou o prefeito.

Para aumentar a arrecadação, Finck mencionou um plano de leilão de imóveis de Novo Hamburgo. “Estamos separando cem imóveis públicos. Vamos trazer dinheiro novo para deixar em dia as contas”, acrescentou, antecipando que acredita que em 30 dias possa informar sobre o leilão.

A ausência do prefeito em encontro anterior gerou uma moção de repúdio, a qual ele respeitou, mas não concordou. “Estava em um compromisso urgente e o Executivo Municipal está sempre de portas abertas para os conselhos”, comentou o prefeito.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.