Chinesa Meituan vai injetar R$ 5,6 bi em delivery Keeta para enfrentar iFood; conheça

A Meituan, gigante chinesa de tecnologia avaliada em mais de R$ 600 bilhões na Bolsa de Hong Kong, anunciou neste domingo (11) sua entrada oficial no mercado brasileiro de delivery, com um plano de investimento de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos. A operação será realizada sob a marca Keeta, já utilizada pela empresa em mercados como Hong Kong e Arábia Saudita.

O anúncio foi feito em Pequim, durante evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e organizado pela ApexBrasil. A Meituan integra um pacote mais amplo de aportes chineses no Brasil, que também inclui empresas como Longsys (semicondutores) e Mixue (fast food).

Fundada em 2010, a Meituan é líder absoluta no setor de entregas de refeições na China e registrou em 2024 mais de 98 milhões de pedidos diários e uma receita anual de US$ 46,6 bilhões. A ofensiva no Brasil marca sua primeira grande expansão na América Latina e mira diretamente o domínio do iFood, que detém mais de 80% do mercado nacional de delivery, segundo dados da Abrasel.

A empresa já abriu um escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, e tem intensificado contatos com grandes redes de restaurantes e estabelecimentos de bairro. Segundo fontes ouvidas pelo jornal O Globo, o foco inicial será o Sudeste e a estratégia inclui subsídios agressivos, como taxas reduzidas para consumidores e restaurantes, além de investimento pesado em marketing.

“O Brasil é um grande mercado, com potencial ainda maior. É um privilégio poder contribuir para o seu crescimento econômico e para que os brasileiros tenham mais escolhas”, disse Wang Xing, CEO da Meituan, em comunicado.

Concorrência no delivery

A chegada da Meituan ocorre em meio ao acirramento da disputa entre apps de entrega no país. No início de maio, o Rappi zerou as taxas para novos restaurantes por três anos. Pouco depois, a 99Food anunciou isenção de comissões e mensalidades por dois anos. Ambas miram o enfraquecimento do modelo de intermediação do iFood, enquanto o próprio líder do setor tenta se reposicionar como plataforma de conveniência multicategorias.

A nova investida internacional da Meituan também reflete mudanças no cenário chinês. Com concorrência crescente de apps como Ele.me (do Alibaba) e da Douyin (versão local do TikTok), a empresa busca ampliar presença global. A entrada no Brasil ocorre num momento de intensificação das relações bilaterais e de grandes aportes chineses em áreas estratégicas como energia, tecnologia e infraestrutura.

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