Rapidez com que EUA e China chegaram a acordo surpreendeu, diz analista da XP

Conteúdo XP

O mercado estava de olho neste final de semana nas negociações na Suíça entre Estados Unidos e China com relação as tarifas de importação adotadas. Mas a velocidade com que se chegou a uma resolução, de certa forma causou surpresa positiva entre os investidores.

Para Raphael Figueredo, o Rafi, estrategista da XP, que comandou o programa Morning Call da XP nesta segunda (12), apontou pelo menos dois motivos que podem ter impulsionado um acordo mais breve do que o imaginado, ainda que temporário.

“Foi uma surpresa boa da tamanha rapidez com que encontraram uma forma para reduzir as tarifas”, disse. “Ou o sentimento de urgência bateu a porta que ninguém ia ganhar com essa história, uma vez que já sentiram nos dados de importação como elas caíram drasticamente, ou as tarifas estavam completamente exageradas dos dois lados”, acrescentou.

O governo Trump havia imposto uma tarifa de 145% à China e Pequim retaliou com uma taxa de 125%.

Leia também

EUA e China selam acordo para redução de tarifas comerciais por 90 dias

As tarifas serão reduzidas em mais de 115 pontos percentuais de ambos os lados

A partir de agora

Após o acordo, a China vai aplica tarifas de 10%, e os Estados Unidos vão adotar taxa de 30% (10% mais 20% relacionada ao fentanil) para os produtos chineses.

Maria Irene Jordão, analista global da XP, vê o acordo ainda “desproporcional, mas já reflete o cenário que tinha um pouco antes da escalada da guerra tarifária no ‘Liberaiton Day’” – dia em que o presidente Donald Trump anunciou série de medidas contra países que mantém comércio internacional com os Estados Unidos.

Rafi alertou, porém, para mais detalhes que ainda dependem de ser esclarecidos sobre o acordo entre EUA e China. Maria Irene lembrou que as novas taxas têm duração inicial de 90 dias.

A analista citou ainda que o primeiro acordo feito pelo Estados Unidos, no dia 8 de maio, com o Reino Unido, foi visto pelo mercado mais como um aceno. “Não vai ter uma implicação muito grande nesse acordo, mas é uma sinalização dos Estados Unidos se abrindo para essas negociações bilaterais”, disse.

“Agora, o acordo com a China é bastante relevante”, complementou.

The post Rapidez com que EUA e China chegaram a acordo surpreendeu, diz analista da XP appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.