Voepass perde temporariamente slots em Congonhas e Guarulhos por baixa regularidade

A partir de agosto não será mais possível comprar passagens de voos compartilhados entre Latam e VoePass(Reprodução/Guilherme Dotto)

Voepass perde espaço nos aeroportos (Reprodução/Guilherme Dotto)

A Voepass teve seus slots temporariamente redistribuídos nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, após não atingir o índice mínimo de regularidade exigido pela Anac. As posições ociosas — 20 em Congonhas e 8 em Guarulhos — ficarão disponíveis para outras companhias aéreas interessadas em ampliar suas operações ainda nesta temporada (S25), que vai até 25 de outubro.

A medida segue as regras previstas na Resolução nº 682 e nas decisões nº 533 e 534, todas de 2022, que definem critérios de uso e redistribuição de slots em aeroportos coordenados. De acordo com a Anac, a companhia descumpriu o mínimo de 80% de regularidade exigido para manter seus direitos de operação nos terminais paulistas. A participação da Voepass em Congonhas hoje é de cerca de 3% — em um dos aeroportos mais disputados do país.

A redistribuição, no entanto, é temporária. Isso significa que outras companhias poderão utilizar esses horários apenas durante a temporada atual, sem direito ao histórico na próxima — que começa em março de 2026. A regra permite que empresas interessem-se por slots não utilizados, desde que comprovem capacidade de operação e cumpram os parâmetros estabelecidos.

As operações da Voepass estão suspensas desde 11 de março, por decisão cautelar da agência reguladora, que aguarda comprovação de condições adequadas de segurança e gestão operacional por parte da empresa. Em março, a Anac havia optado por manter os slots da companhia, aguardando um possível retorno ainda durante a temporada. Como isso não aconteceu, as posições serão repassadas temporariamente.

Hoje, apenas cinco aeroportos no Brasil contam com coordenação e distribuição de slots. O modelo adotado segue padrões internacionais, com o objetivo de melhorar o aproveitamento da infraestrutura disponível e garantir mais eficiência em aeroportos com capacidade limitada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.