Inflação na habitação: aluguéis no RJ e em SP disparam enquanto os descontos diminuem

Os preços do aluguel por metro quadrado atingiram níveis recordes, enquanto o percentual médio de desconto está nos menores níveis já registrados. Essa foi a análise do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb de abril, referente a São Paulo e Rio de Janeiro, divulgada nesta segunda-feira (8), refletindo o forte cenário inflacionário no mercado imobiliário.

O valor médio do aluguel em São Paulo atingiu R$ 68,83, com uma alta acumulada de 9,11% nos últimos 12 meses. No Rio de Janeiro, o preço médio foi de R$ 45,33 por metro quadrado, representando uma valorização de 10,44% no mesmo período.

A disparada nos preços é acompanhada pela expressiva alta no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), amplamente utilizado em contratos de aluguel, que acelerou 0,24% em abril, em contraste com a queda de 0,34% registrada em março. O IGP-M acumula uma alta de 1,23% em 2025 e de 8,50% nos últimos 12 meses.

Enquanto isso, o percentual médio de desconto nas negociações de aluguel caiu para níveis inéditos nas duas capitais. Em São Paulo, a média de desconto nos contratos fechados foi de apenas 2,7%, o menor valor desde o início da série histórica em 2020. No Rio de Janeiro, o desconto ficou zerado pela terceira vez, indicando que a maior parte dos imóveis foi alugada pelo valor exato anunciado, sem qualquer negociação.

Leia mais: Juro alto deixa comprador de imóvel mais cauteloso, mas mercado segue aquecido

Thiago Reis, gerente de Dados do Grupo QuintoAndar, atribui essa tendência ao aquecimento consistente do mercado e ao componente sazonal típico do início do ano. ‘Os imóveis estão sendo alugados de forma muito rápida, e os proprietários estão menos dispostos a conceder grandes descontos’, afirma Reis.

The post Inflação na habitação: aluguéis no RJ e em SP disparam enquanto os descontos diminuem appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.