Avança construção do viaduto Carlos Rivaci Sperotto no bairro Novo Esteio

As obras do viaduto que vai ligar a Avenida Celina Kroeff, do Bairro Novo Esteio, à BR-448, seguem avançando no município. Nesta segunda-feira (12), os operários da Construtora Porto Beton realizavam a trabalhavam nas formas dos blocos de fundação sobre as estacas. Logo depois, será feita a concretagem das formas restantes.

De acordo com a equipe que atuava no local, essa etapa deve levar cerca de 30 dias para ser concluída, a depender das condições climáticas. As etapas que se seguem, conforme divulgação da Prefeitura, são a construção dos pilares de sustentação da ponte, as intervenções de drenagem, contenção, pavimentação, iluminação e, por fim, sinalização horizontal e vertical, deixando o viaduto pronto para uso.

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

Embora a ordem de início das obras tenha sido assinada no dia 5 de novembro de 2024 pelo então prefeito Leonardo Pascoal, sua execução esbarrou nos trâmites de elaboração dos projetos básico e executivo. Com isso, o prazo foi alterado para seis meses a partir de sua data de início, no dia 23 de abril.

Articulação

O viaduto fazia parte do complexo viário da BR-448, inaugurado em dezembro de 2013, mas a obra acabou não sendo concluída pelo governo federal. Abandonada – até a implosão dela foi cogitada em Esteio -, a obra deve terminar graças à parceria da Prefeitura e do governo do Estado, firmada em 2022 com o objetivo de melhorar o fluxo no trânsito, especialmente em dias de Expointer.

Veja também: Primeiros animais para a Fenasul Expoleite 2025 chegam ao Parque Estadual Assis Brasil

O nome do viaduto (oficializado durante a Expointer 2024) é uma homenagem a Carlos Rivaci Sperotto, ex-presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), falecido em dezembro de 2017.

Imagem do projeto mostra a parte do viaduto Carlos Rivaci Sperotto que é realizada pelos operários da Construtura Porto Beton, contratada pela prefeitura de Esteio para finalizar as obras do viaduto que deve conectar a BR-448 ao bairro Novo Esteio



Imagem do projeto mostra a parte do viaduto Carlos Rivaci Sperotto que é realizada pelos operários da Construtura Porto Beton, contratada pela prefeitura de Esteio para finalizar as obras do viaduto que deve conectar a BR-448 ao bairro Novo Esteio

Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio

Expectativas da comunidade

Além de melhorar o fluxo do trânsito durante os dias de Expointer (principal objetivo da obra), a finalização do viaduto Carlos Rivaci Sperotto também deve trazer mais agilidade para aqueles que trabalham e viajam pela região.

O gestor de obras Itor Dalvan de Souza Bard, de 20 anos, que trabalha em uma construtora da região, afirma que o novo viaduto deve trazer mais praticidade para o seu dia a dia. “Na nossa empresa, a gente tem obras em várias cidades, então o deslocamento pela BR-448 é muito mais rápido. Às vezes eu tô aqui em Esteio e tenho que ir até Sapucaia do Sul ou Canoas, com esse novo acesso vai ser bem mais rápido para nós nos deslocarmos até outras obras”, comenta.

“A gente também tem clientes em Nova Santa Rita, Estância Velha… nesses trajetos a gente poderia poupar mais de 20 minutos”, continua.

Além da praticidade, o novo acesso deve ainda trazer um benefício financeiro. “Além de economizar gasolina, a gente consegue entregar as obras com menos tempo, com essa melhoria no deslocamento”, pondera Itor.

A aposentada Elda Pastório Cavalheiro, de 70 anos, não possui mais o hábito de viajar, mas comenta que o acesso teria feito a diferença em suas viagens de família. Moradora do bairro Novo Esteio há 35 anos, ela tinha o hábito de ir para Montenegro na companhia de seu marido, falecido no ano passado. “A gente tinha que ir lá na Betannin para dar a volta e entrar na BR-448, o que levava meia hora. Se tivesse o viaduto, chegaríamos nele em menos de dez minutos”, observa. “Agora a gente não tá mais viajando pra fora, minhas duas filhas têm carteira de motorista, mas não gostam de dirigir, mas meu neto fez a carteira agora”, completa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.