Clima ajuda e colheita do café começa antecipada no Sul de Minas


Projeção é que a safra este ano seja menor que em 2024. Clima favorece e colheita de café começa no Sul de Minas
Agricultores do Sul de Minas aproveitaram a maturação dos grãos que aconteceu adiantada para antecipar a colheita do café. O grande volume de café é colhido a partir da segunda quinzena de maio, mas há propriedades que começaram o trabalho em abril.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Na propriedade do cafeicultor José Carlos Mendonça, em São Sebastião do Paraíso (MG), 20% dos 10 mil pés de café já foram colhidos.
“Devido a algumas quadra terem dado menos café, por ter dado uma seca forte no ano passado, a gente resolveu colher um pouco adiantado e aproveitar porque a mão de obra fica mais em conta nesse momento”, disse.
Apesar de alguns pé com pouca produção, ele espera uma colher 30% a mais que na safra passada.
“Está correndo tudo bem, está dando tudo certinho e para o ano que vem, se Deus quiser, vai ser melhor ainda”, afirmou.
Colheita do café começa no Sul de Minas
Reprodução/EPTV
Em outra fazenda, foi iniciada a colheita manual, que dá base para saber como está a maturação dos grãos.
“Primeiro a gente colhe um pouquinho para ver a maturação do café, se está no ponto da colheita. Porque nós temos café seco, temos café maduro e temos café verde. Então, essa quantidade de verde que vai me estabelecer quando que eu devo começar a colheita”, afirma o produtor Carlos Alberto Ferreira.
Este ano, ele espera colher 1,6 mil sacas de café, o dobro de 2024. A lavoura dele, plantada em uma área de 80 hectares, passa por um processo de renovação por conta da seca enfrentada no ano passado.
De acordo com o engenheiro agrônomo Ramiro Machado Rezende, vários fatores influenciam na maturação dos grãos.
“Em uma região com altitude maior, com um clima mais ameno, essa maturação é um pouco mais uniforme e mais tardia também. Quando a gente pega regiões mais quentes, mesmo no Sul de Minas, você pode acelerar um pouquinho esse processo de maturação e adiantar a colheita. O [tipo de café] mundo novo, acaiá, os catucaís têm uma maturação um pouquinho mais precoce, de precoce à média. E um exemplo de uma variedade que a gente tem plantado muito na região recentemente é o arara, que é um material mais tardio, vai demorar um pouquinho mais para chegar no ponto ideal de colheita”, explicou.
Em 2024, Minas Gerais colheu 28,1 milhões de sacas de café. O Sul e o Centro-Oeste mineiros foram responsáveis por 48% desta produção.
A projeção para este ano é de uma redução de 11,7%, o que significa uma colheita de 24,8 milhões de sacas de café, das quais o Sul e o Centro-Oeste deverão produzir 46,8%.
Mesmo com participação maior no total, essas regiões deverão colher quase 2 milhões de sacas a menos do que na safra passada.
Um levantamento feito pela EPTV Sul de Minas, afiliada da TV Globo, mostra que as regiões produtoras de café no Sul de Minas já começaram a colheita. Apenas a região da Mantiqueira deve iniciar no final de maio e começo de junho. A colheita deve seguir até setembro
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.