DIRETO DO VATICANO: Por que esta foi a cobertura da superação

Foi um prazer dividir com vocês histórias do conclave que escolheu o novo papa. Foi minha primeira cobertura internacional depois do tratamento de câncer na cabeça que descobri e enfrentei ao longo de 2021.

  • Clique aqui e veja outros conteúdos de Daniel Scola direto do Vaticano

Daniel Scola na cobertura do conclave, no Vaticano | abc+



Daniel Scola na cobertura do conclave, no Vaticano

Foto: Acervo pessoal

Ainda bem, a doença não afetou a parte cognitiva. Consigo ler e escrever normalmente. Afetou sim a minha voz, justo meu instrumento de trabalho.

Vocês devem ter notado isso nos meus vídeos nas redes sociais do Grupo Sinos e nas entrevistas à Rádio ABC 103.3 FM. Chamo essa de cobertura da superação. Serei eternamente grato ao Grupo Sinos por ter acreditado no jornalismo que faço.

Cidadania

O ambiente político está tenso. O decreto-lei 36/2025 está previsto para ser votado nesta semana no Senado. Por enquanto, a tendência é de aprovação.

Conhecido como “decreto Tajani” – em referência ao vice-ministro Antonio Tajani, que apresentou a ideia –, se for aprovado, apenas filhos e netos de descendentes de italianos poderão obter cidadania. Para quem já possui a cidadania, nada muda. Só muda para quem ainda pretende fazer o processo de reconhecimento. A ideia em si não é mal vista pelos italianos.

Guerra à hospedagem de plataformas digitais

A prefeitura de Roma lançou uma ofensiva ao chamado self check-in, adotado por plataformas como Airbnb e Decolar. A medida segue uma lei sancionada pelo governo italiano que proíbe a prática.

Na modalidade self check-in, o locatário não tem contato com o proprietário da hospedagem. A chave da acomodação fica numa caixa, fixada na parede, fora do prédio. Ao fazer a reserva online, o hóspede recebe um código que ele usa para abrir a caixa, pegar a chave e se hospedar.

O governo italiano alega que essa é uma maneira de impedir a hospedagem de terroristas. O prefeito de Roma, Roberto Galtieri, determinou a retirada de todas as caixas. No prédio onde estou hospedado, por exemplo, a caixa já foi retirada.

Tabu

A máfia surgiu na Itália. Se espalhou pelo mundo e ganhou notoriedade em filmes americanos. As produções mostram dois lados da máfia: o da violência e o do glamour. Mas, na vida real, a máfia é só violência. A esmagadora maioria dos italianos não têm qualquer ligação com a máfia. Ainda assim, evitam o tema.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.