Africa’s Travel Indaba 2025: maior feira de turismo do continente africano acontece nesta semana

Speakers at Africas Travel Indaba 2025 BONDay Africa’s Travel Indaba 2025: maior feira de turismo do continente africano acontece nesta semana

Evento começou nesta segunda-feira (12), com o BONDay e segue até quinta-feira (15) (Divulgação/Indaba)

DURBAN – A cidade de Durban, na África do Sul, recebe entre os dias 12 e 15 de maio, a edição 2025 do Africa’s Travel Indaba, considerada a maior feira de turismo do continente africano. O M&E participa da feira e fará a cobertura completa do evento. Uma delegação de 15 operadores brasileiros também acompanham o evento.

O evento promete superar as expectativas com um aumento expressivo na demanda por parte de expositores e compradores internacionais, conforme anunciado pela Ministra do Turismo sul-africana, Patricia de Lille. Segundo De Lille, representantes de 26 países africanos marcam presença na feira. Ao todo, mais de 1,2 mil expositores estarão reunidos no Centro de Convenções de Durban, apresentando produtos e serviços turísticos de toda a África.

“A Indaba deste ano atraiu um número recorde de interessados. Já são 908 compradores aprovados e mais de 7,4 mil reuniões de negócios agendadas pela plataforma oficial do evento”, destacou a ministra durante o lançamento oficial da feira.

O perfil internacional dos participantes também chama atenção: 55 países estarão representados entre os compradores. Com o lema de abrir as portas da África para o mundo, o Africa’s Travel Indaba 2025 será mais do que uma vitrine de negócios: será uma celebração da diversidade, inovação e potencial do turismo africano. De Durban para o mundo, a mensagem é clara: a África está pronta para ser protagonista no cenário global do turismo.

Inteligência artificial e colaboração regional em pauta

A programação do Indaba 2025 também refletirá os novos rumos do setor, com painéis e workshops voltados ao uso de inteligência artificial no turismo. As discussões abordarão como a tecnologia pode aprimorar o atendimento ao cliente, otimizar operações, enriquecer a experiência dos visitantes e impulsionar estratégias de marketing.

“Queremos empoderar especialmente pequenas e médias empresas, para que usem a IA como aliada em um mercado cada vez mais competitivo”, afirmou Patricia. A feira também destacará oportunidades para o turismo regional e colaborações transfronteiriças, com foco na promoção de destinos integrados e valorização do continente como um todo.

Impacto econômico e geração de empregos

WhatsApp Image 2025 05 13 at 03.41.37 Africa’s Travel Indaba 2025: maior feira de turismo do continente africano acontece nesta semana

O M&E participa desta edição do evento

Os números da edição anterior evidenciam o impacto econômico do evento. Em 2024, cerca de 9 mil participantes circularam pelos corredores da feira, resultando em 24 mil encontros de negócios e movimentando R$ 226 milhões diretamente em Durban, além de outros R$ 333 milhões em toda a província de KwaZulu-Natal.

Mais de mil empregos temporários foram gerados para jovens, estudantes e empreendedores. Além disso, o governo financiou a participação de 120 pequenos negócios, número que deve se repetir este ano.

Turismo de aventura em ascensão

A ministra destacou ainda o crescimento do turismo de aventura como um dos principais atrativos do país. Em 2024, esse segmento representou 8,8% das visitas ao país, mais de 700 mil turistas entre os 8,2 milhões de chegadas internacionais. “Esses viajantes permanecem em média cinco noites a mais e gastam quase três vezes mais do que o turista comum. Eles buscam autenticidade, experiências significativas e conexão com a natureza”, observou.

Com o país atualmente na presidência do G20, mais de 200 reuniões do grupo estão previstas até novembro, reforçando o papel do turismo na economia nacional. “O turismo não é coadjuvante em nossa história econômica. Ele está no centro do palco”, afirmou De Lille. O setor já responde por 8,2% do PIB sul-africano e sustenta 1,68 milhão de empregos, número que pode ultrapassar 2,2 milhões até o final da década.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.